O aplicativo do Facebook é um dos mais baixados pelos usuários, tanto para Android quanto iOS. Mesmo com toda essa popularidade, ele chega com alguns problemas, como o grande volume de memória e dados que o aplicativo consome.

No entanto, a companhia não resolveu todos os problemas de uma única vez, sendo que em algum momento o Facebook costuma sacrificar algum elemento para dar mais visibilidade para outro. Isso é o que sugere um novo recurso que a rede começou a ser testado com alguns usuários, que promete consumir mais memória interna e economizar o pacote de dados do celular.

Facebook Instant Vídeos
Facebook Instant Video

A novidade está sendo chamada de "Vídeos Instantâneos" e é derivada dos "Artigos Instantâneos" que a empresa lançou há dois anos. Neste último caso, um ícone de um pequeno raio sinaliza que um link postado no feed de notícias está armazenado na própria rede social, isso permite que o conteúdo possa ser aberto de forma mais rápida no aplicativo, já que não é necessário acessar o navegador.

O novo recurso está ainda na fase de testes, e agora, o mesmo ícone começou a surgir também em alguns vídeos. Através dos Vídeos Instantâneos, o Facebook realiza o download dos vídeos quando o usuário está no Wi-Fi e os armazena no aparelho. Deste modo, quando estiver na rede móvel, não irá consumir o plano ao assistir tal vídeo.

Porém, quem acaba sendo prejudicado é o espaço interno de armazenamento, que pode ser utilizado para salvar vídeo que o usuário talvez nem tenha interesse em ver.

Ao TechCrunch o Facebook confirmou que o recurso está na fase de testes por um pequeno número de usuários do Android. Ainda não há informações de quando a função será liberada para o restante do mundo.