O ano já está acabando, mas ainda dá tempo de assistir a ótimos filmes para encerrar 2023 em grande estilo. Seja você um fã de fantasia, um apaixonado por terror ou um admirador de filmes de ação, o Oficina da Net preparou uma ótima lista com 3 trilogias para maratonar na HBO Max neste final de ano.

O Senhor dos Anéis

A trilogia "O Senhor dos Anéis" adaptou com perfeição a obra de J. R. R. Tolkien, conseguindo 30 indicações ao Oscar e ganhando 17 estatuetas. Sob o comando de Peter Jackson, os três longas concorreram na categoria de Melhor Filme de seus respectivos anos, com "O Retorno do Rei" sagrando-se o vencedor do maior prêmio da academia.

Embora Peter Jackson tenha realizado algumas mudanças em sua adaptação, com os filmes apresentando elementos diferentes dos livros, de maneira geral, a trilogia foi muito fiel ao conteúdo original, levando o universo de Tolkien para as telonas com maestria. Até hoje, é possível afirmar que nenhuma outra fantasia do cinema atingiu esse nível de qualidade.

Começando em "A Sociedade do Anel", a trilogia mostrou ao público a união de um grupo formado por quatro hobbits, dois homens, um anão, um elfo e um mago, que tinham como missão destruir o Um Anel na Montanha da Perdição para salvar a Terra Média. Assim começa uma grande aventura, com todos os elementos importantes que podem ser encontrados em uma excelente fantasia.

Com "As Duas Torres" sendo também um excelente filme, o desfecho épico ocorre em "O Retorno do Rei", com Peter Jackson entregando uma verdadeira obra de arte empolgante e emocionante aos fãs. A trilogia "O Senhor dos Anéis" merece seu tempo nesse fim de ano e certamente pode ser considerada uma das melhores da história do cinema.

O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis

Invocação do Mal

Para fãs de terror, a trilogia "Invocação do Mal" é uma excelente opção para sentir bastante medo neste final de ano. Lançado em 2013, o primeiro filme iniciou um grande universo composto por "Annabelle", "A Freira" e "A Maldição da Chorona", liderado por James Wan, grande diretor e produtor de terror, o universo segue em expansão.

O primeiro "Invocação do Mal" apresenta ao público o casal Ed e Lorraine Warren, dois investigadores paranormais que ajudam pessoas a lidar com forças malignas e espíritos. Na trama, o casal aceita o pedido de ajuda de um casal que está desesperado devido a acontecimentos terríveis em sua casa.

Com parte do filme sendo dedicada a criar o clima de tensão, a partir de determinado momento James Wan esbanja horror sem ter receio de mostrá-lo totalmente em tela. "Invocação do Mal" é um longa que não fica apenas no terror psicológico ou na suposição, optando por mostrar de fato os acontecimentos perturbadores e cenas realmente assustadoras.

No segundo filme, que segue uma estrutura semelhante ao primeiro, o público conhece Valak, ou a Entidade Freira, que ganhou sua própria saga dentro do universo de horror. Já no terceiro longa, temos uma estrutura diferenciada, com o roteiro explorando um lado mais investigativo, mas sem abrir mão do mesmo tipo de terror dos longas anteriores.

Invocação do Mal
Invocação do Mal

Mad Max

O final de ano também pode ser uma ótima oportunidade para conferir uma trilogia clássica, encerrando 2023 em grande estilo. Neste caso, "Mad Max" é uma opção realmente interessante, com ótimos roteiros, grandes atuações de Mel Gibson e momentos de ação icônicos que marcaram a história do cinema.

Mostrando um futuro distópico pós-apocalíptico, onde recursos estão esgotados e o mundo se tornou um verdadeiro caos, o filme lançado em 1979 foi o início de uma grande saga que se mantém viva até hoje. Dirigido por George Miller, o longa apresentou ao público o personagem Max Rockatansky, um dos papéis mais icônicos da carreira de Mel Gibson.

Embora "Além da Cúpula do Trovão" esteja abaixo dos dois primeiros filmes, a trilogia Mad Max é muito interessante como um todo, destacando-se pelas ótimas cenas de perseguição, insanidade cativante e ação de tirar o fôlego. "Estrada da Fúria" continuou bem o legado, com Tom Hardy no papel principal, mas os longas originais ainda merecem seu tempo com toda a sua grandiosidade.

Mad Max
Mad Max