Você percebe que está ficando velho quando percebe que Frozen: Uma Aventura Congelante foi lançado há dez anos. A partir daí, surgiu uma ideia: vamos relembrar quais filmes faziam sucesso há dez anos atrás. Listamos então alguns desses títulos de 2013 e completam uma década agora em 2023. Se você já assistiu, vale a pena conferir de novo, e por isso colocamos também o link da plataforma de streaming onde o filme está disponível.

ÍNDICE

O Lobo de Wall Street

⭐ Assista na HBO Max | O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street
O Lobo de Wall Street

"O Lobo de Wall Street" é um filme americano de comédia dramática dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio. Lançado em 2013, o filme se baseia na história real do corretor de ações Jordan Belfort, interpretado por DiCaprio, e sua ascensão meteórica e subsequente queda na Bolsa de Valores de Nova York na década de 1990.

O filme é conhecido por suas cenas exageradas de excesso e deboche, retratando a cultura financeira egoísta e sem escrúpulos de Wall Street. No entanto, ao mesmo tempo em que faz uma crítica a esse mundo, o filme também é considerado pelos críticos como uma reflexão sobre a sedução do poder e do dinheiro. "O Lobo de Wall Street" foi indicado a cinco categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para DiCaprio, e é considerado uma das obras-primas de Scorsese.

O Homem de Aço

⭐ Assista na HBO Max | O Homem de Aço

O Homem de Aço
O Homem de Aço

"O Homem de Aço" é um filme de Zack Snyder baseado no Superman, da DC Comics. O filme apresenta Henry Cavill como Clark Kent/Superman e é o primeiro filme da série DC Extended Universe. A trama do filme segue o jornalista Clark Kent enquanto ele descobre suas habilidades sobre-humanas e sua verdadeira origem como o último sobrevivente de Krypton. Enquanto isso, ele enfrenta o vilão General Zod, interpretado por Michael Shannon, que ameaça destruir a Terra.

O filme recebeu críticas mistas, com alguns elogiando a performance de Cavill e a ação efeito especiais, enquanto outros criticaram a trama confusa e a falta de desenvolvimento de personagem. No entanto, o filme foi um sucesso de bilheteria e deu início a uma franquia de filmes da DC.

Jogos Vorazes: Em Chamas

⭐ Assista no Prime Video | Jogos Vorazes: Em Chamas

Jogos Vorazes: Em Chamas
Jogos Vorazes: Em Chamas

"Jogos Vorazes: Em Chamas" é o segundo filme da franquia "Jogos Vorazes", baseada na série de livros de Suzanne Collins. A trama segue Katniss Everdeen enquanto ela participa do 74º Jogos Vorazes, uma competição anual brutal onde um tributo de cada distrito é escolhido para lutar até a morte. Além de sobreviver às armadilhas mortais do jogo, Katniss precisa enfrentar uma conspiração ainda mais sombria que ameaça destruir não apenas os jogos, mas também sua própria vida.

O filme foi um sucesso comercial e de crítica, sendo elogiado por sua direção, efeitos visuais e atuações, especialmente de Jennifer Lawrence. "Jogos Vorazes: Em Chamas" é considerado um marco importante na popularidade da franquia e no gênero de filmes de ação e aventura.

Invocação do Mal

⭐ Assista na HBO Max | Invocação do Mal

Invocação do Mal
Invocação do Mal

"Invocação do Mal" é o primeiro filme de terror da famosa trilogia de James Wan. O filme segue a história da família Perron, que se muda para uma antiga casa rural e começa a experimentar eventos sobrenaturais assustadores. Eles procuram a ajuda do paranormal Ed e Lorraine Warren, interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga, para lidar com o espírito maligno que ameaça suas vidas.

Conhecido por sua atmosfera sombria e tensa e por suas cenas de susto eficazes, o filme é considerado por muitos como uma obra-prima do gênero de terror e é elogiado por sua direção de arte sombria e efeitos visuais impressionantes. Até hoje, é considerado um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e é apreciado por muitos fãs do gênero.

O Hobbit - A Desolação de Smaug

⭐ Assista na HBO Max | O Hobbit - A Desolação de Smaug

O Hobbit - A Desolação de Smaug
O Hobbit - A Desolação de Smaug

"O Hobbit: A Desolação de Smaug" é o segundo filme da queridíssima trilogia "O Hobbit", dirigida por Peter Jackson e baseada no livro de J.R.R. Tolkien. Sim, o filme foi lançado em 2013 e segue a jornada do hobbit Bilbo Bolseiro com o mago Gandalf e uma trupe de anões liderados por Thorin Escudo de Carvalho em busca de vingança contra o dragão Smaug.

O filme é reconhecido na indústria cinematográfica por sua ação emocionante e efeitos visuais incríveis, especialmente na representação do dragão Smaug. Além disso, a trilha sonora épica composta por Howard Shore são um detalhe a parte.

12 Anos de Escravidão

⭐ Assista na Star+ | 12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão

"12 Anos de Escravidão" é um filme biográfico americano de 2013, dirigido por Steve McQueen e baseado no livro escrito por Solomon Northup. O filme segue a história verídica de Northup, um homem livre de Nova York que foi sequestrado e vendido como escravo em Louisiana no início da década de 1840. Durante 12 anos, Northup luta contra a opressão e a injustiça do sistema escravista, tentando encontrar uma maneira de recuperar sua liberdade e voltar para sua família.

O título é considerado um marco na representação da escravidão na cultura popular e é elogiado por sua direção intensa e realista e por suas performances de atores poderosas, especialmente de Chiwetel Ejiofor, que interpreta o protagonista do enredo. O filme foi um sucesso de crítica e comercial e ganhou três Oscars, incluindo Melhor Filme.

Frozen: Uma Aventura Congelante

⭐ Assista na Disney+ | Frozen: Uma Aventura Congelante

Frozen: Uma Aventura Congelante
Frozen: Uma Aventura Congelante

Sim, já fazem 10 anos que você assistiu a estreia de "Frozen: Uma Aventura Congelante" nos cinemas. Produzido pela Walt Disney, o filme conta a história da princesa Elsa, que nasce com poderes mágicos que permitem que ela crie gelo e neve. Quando ela acidentalmente revela seus poderes para o reino, ela foge para as montanhas, onde cria um castelo de gelo e mergulha o reino em um inverno interminável. A princesa Annaparte em uma jornada para encontrar sua irmã e pôr fim ao inverno.

A animação é considerada uma das maiores produções da Disney e foi amplamente elogiada por sua trilha sonora icônica, sua animação vibrante e sua história cativante. Além disso, o filme é conhecido por sua mensagem de amor e aceitação, e pela personagem Elsa, que é amplamente vista como um símbolo de empoderamento feminino.

O Grande Gatsby

⭐ Assista na HBO Max | O Grande Gatsby

O Grande Gatsby
O Grande Gatsby

"O Grande Gatsby" é um filme de drama romântico, dirigido por Baz Luhrmann e baseado no romance homônimo de F. Scott Fitzgerald. O filme se passa na década de 1920 e segue a história de Nick Carraway, um escritor que se muda para Long Island e se envolve com o mundo dos ricos e famosos, liderados pelo misterioso Jay Gatsby, que tem uma trágica história de amor.

Considerado um grande clássico de 2013, especialmente por sua estética visual exuberante e por sua trilha sonora enérgica, que combinam elementos da época com elementos contemporâneos. Até hoje, o filme é considerado uma das melhores atuações de Leonardo DiCaprio, aqui como Gatsby.

Gravidade

⭐ Assista na HBO Max | Gravidade

Gravidade
Gravidade

"Gravidade" é clássico filme de ficção científica e que completa uma década neste ano. Dirigido pelo talentoso cineasta Alfonso Cuarón, o filme segue a história de dois astronautas, Ryan Stone e Matt Kowalski, intepretados por Sandra Bullock e George Clooney, respectivamente. Eles estão trabalhando em uma missão espacial quando são atingidos por uma chuva de detritos cósmicos, o que destrói sua nave e os deixa flutuando sem controle no espaço. Agora, eles precisam encontrar uma maneira de chegar de volta à Terra, enquanto lidam com a falta de gravidade.

Com um visual impressionante e por sua trama tensa, o filme foi muito elogiado na época de seu lançamento, especialmente pela performance de Sandra Bullock, sendo considerado um dos melhores trabalhos de sua carreira. "Gravidade" é considerado até hoje um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos e dá um show em praticamente todos os quesitos.

Os Suspeitos

⭐ Assista na Globoplay | Os Suspeitos

Os Suspeitos
Os Suspeitos

"Os Supeitos" é um outro grande filme de 2013, dirigido por Denis Villeneuve. O filme segue a história de dois pais que estão desesperados para encontrar suas filhas sequestradas. O detetive Loki está investigando o caso, mas quando suas pistas não levam a lugar nenhum, um dos pais, Keller Dover, toma medidas drásticas para encontrar sua filha.

Elogiado por sua trama intensa e por sua construção de tensão, o filme é conhecido por suas atuações incríveis, especialmente de Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal. A direção de Denis Villeneuve é vista como elegante e eficaz, com uma atenção aos detalhes que adiciona profundidade à trama e aos personagens. Até hoje, "Os Suspeitos" é considerado um dos melhores filmes de suspense dos últimos anos e lembrado por sua narrativa intensa e surpreendente.