Perlimps estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 9 de fevereiro. Trata-se de uma nova animação brasileira dirigida pelo talentoso cineasta brasileiro Alê Abreu, que encantou e surpreendeu o mundo em 2016 ao conseguir uma indicação ao Oscar de Melhor Animação por seu trabalho sensível em O Menino e o Mundo. Nesta nova produção, Alê cria um suspense sobre quem são os "perlimps" e passa uma mensagem significativa para o mundo.

Crítica de Perlimps

A história deste novo longa-metragem segue Claé e Bruô, dublados com talento por Giulia Benite e Lorenzo Tarantelli, e que se esforçam em mostrar o desenrolar de uma amizade de dois espiões de reinos rivais. Os dois seguem em busca dos Perlimps, seres mágicos que podem salvar o mundo, e é em torno deles que o enredo te prende através de uma busca incessante sobre a origem dessas criaturas.

Perlimps é uma verdadeira aquarela, com cenários incríveis e ricos nos mínimos detalhes (Crédito: Perlimps/Globo Filmes)
Perlimps é uma verdadeira aquarela, com cenários incríveis e ricos nos mínimos detalhes (Crédito: Perlimps/Globo Filmes)

Logo de cara você fica impressionado com o nível de minimalismo nos mais diversos cenários por onde a dupla passa. A cada cena você vê uma obra de arte, o que é um ponto bastante positivo para quem assistir o filme numa telona.

A trilha sonora também é outro detalhe a parte, sendo uma excelente complemento das cenas de ação e fuga, mesmo que poucas durante todo o filme. Ora épica, ora eletrônica com sons bastante brasileiros, a produção reflete um nível de minimalismo realmente impressionante.

Mas é claro que nem tudo são flores. A narrativa, com roteiro do próprio Alê Abreu, é muito arrastada, com pouquíssimas cenas de ação e com a necessidade de explicar tudo o que está acontecendo a todo momento. O roteiro não consegue manter o mesmo nível, com altos e baixos que infelizmente estragam a obra como um todo. A verdade é que isso vai dar sono em muita gente.

Paz entre rivais; essa é a mensagem emocionante de Perlimps
Paz entre rivais; essa é a mensagem emocionante de Perlimps (Crédito: Perlimps/Globo Filmes)

De toda forma, vale a diversão. Perlimps tem um roteiro ingênuo, mas consegue emocionar com uma mensagem bonita sobre paz e união em épocas de guerra, algo que infelizmente ainda faz parte da nossa realidade em pleno século XXI.

Trailer de Perlimps

A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para buscar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.

Perlimps estreia nos cinemas brasileiros em 9 de fevereiro de 2023.