Dominando grande parte da indústria cinematográfica na atualidade, enquanto o gênero de heróis atravessa o auge, a Marvel desenvolve há 15 anos um universo repleto de filmes e séries que expandem cada vez mais as possibilidades. Com a jornada iniciada em Homem de Ferro, filme lançado em 2008, os fãs acompanharam diversas batalhas, tramas e até mesmo despedidas ao longo de todos esse anos.

Na Saga do Infinito, a primeira saga do MCU, Tony Stark, o Homem de Ferro, interpretado por Robert Downey Jr. foi o grande nome da Marvel, sendo o Vingador que assumiu o papel mais importante da equipe, dividindo a liderança com Steve Rogers, o Capitão América, interpretado por Chris Evans. Em Vingadores: Ultimato, a dupla deu adeus ao universo cinematográfico com uma despedida emocionante, no entanto, um retorno dos heróis não parece impossível no próximo filme da equipe!

A despedida em Ultimato

Chris Evans deu adeus ao MCU em Ultimato com um final digno para seu personagem. Após tantos anos de batalhas constantes, Steve Rogers retornou ao passado para devolver as Joias do Infinito e decidiu ficar por lá mesmo, alterando seu futuro e deixando de lado a responsabilidade de ser um supersoldado. Ignorando os furos de roteiro que o desfecho apresenta, este foi um encerramento merecido para o Capitão América, que conseguiu viver uma vida ao lado de Peggy Carter, o seu grande amor.

Já Robert Downey Jr. protagonizou uma despedida mais chocante e triste, mas que também mostrou-se digna do Homem de Ferro. Na batalha final contra Thanos, Tony Stark utilizou a sua manopla com as Joias do Infinito, realizando um ato de sacrifício para acabar de uma vez por todas com o vilão e todo seu exército. Assim como já havia feito em filmes anteriores, Stark arriscou a sua própria vida, porém desta vez o final não foi muito feliz.

Após isso, os fãs passaram a se perguntar sobre um possível retorno tanto do Capitão América quanto do Homem de Ferro, e a resposta parecia ser sempre a mesma: Os personagens estão no passado. Porém, pode ter a maneira ideal para trazer os astros de volta ao MCU.

Marvel Studios/Reprodução
Ultimato marcou a despedida do personagem (Marvel Studios/Reprodução)

O Multiverso da Marvel é a chave para o retorno

Após um final impactante para o Homem de Ferro e uma despedida marcante para o Capitão América, desfazer o que vimos em Vingadores: Ultimato pode ser uma ideia ruim, tirando força dos acontecimentos que tornaram o filme marcante no MCU. Trazer Tony Stark de volta a vida, por exemplo, faria com que todo seu desenvolvimento perdesse o peso, além de tirar todo apelo de uma das cenas mais emocionantes da Marvel nas telonas.

No entanto, há uma maneira muito interessante de trazer os personagens, e atores, de volta para os filmes da equipe de heróis. Atualmente, o MCU atravessa a Saga do Multiverso, que já foi abordado em diversos filmes e séries como Loki, Doutor Estranho 2 e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Com o multiverso sendo explorado pela Marvel/Disney, as possibilidades são praticamente infinitas e qualquer personagem pode aparecer com diferentes versões, o que inclui o Homem de Ferro e o Capitão América. Com isso, a Marvel tem a chance de trazer Robert Downey Jr. e Chris Evans de volta, aproveitando o apelo que os astros têm com o público, enquanto não desfaz o desfecho impactante do Ultimato, já que ambos podem interpretar variantes de seus personagens.

Insider já apontou o retorno dos heróis em Vingadores 5

De acordo com a insider My Time to Shine H, Homem de Ferro e Capitão América realmente retornarão em Vingadores 5 e 6. Além disso, outros rumores também já apontaram o retorno de personagens nos próximos longas da equipe. Existe ainda a possibilidade de Robert Downey Jr. aparecer em futuras produções não apenas interpretando variantes, mas também em flashbacks que mostrarão Tony Stark.

Vingadores 5 e 6

O próximo filme da famosa equipe da Marvel será chamado de Vingadores: Dinastia Kang e será lançado em maio de 2025. Kang, que será o grande vilão do filme como o nome indica, já foi introduzido na primeira temporada de Loki e será também personagem importante em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

Um ano depois do filme que deve mergulhar como tudo nas possibilidades do multiverso, a Marvel lançará Vingadores: Guerras Secretas, o sexto filme da equipe, que será o grande final da Saga do Multiverso. Por enquanto, os próximos longas do time de heróis ainda não contam com grandes informações, mas é esperado que ambos apresentem a participação de muitos personagens, e inclusive crossovers muito aguardados estão entre as possibilidades.

Kang será o próximo grande vilão dos Vingadores (Imagem: Marvel Studios/Reprodução)
Kang será o próximo grande vilão dos Vingadores (Imagem: Marvel Studios/Reprodução)