Lembro como se fosse ontem, em meados de 2008, quando as redes sociais estavam engatinhando com o Orkut e não havia essa imensidão de serviços de streaming a que estamos praticamente escravizados hoje. Eu havia devorado os DVDs de LOST (AMC 2004-2010) que recebi emprestados de uma colega da faculdade. Quando terminei Lost, fiquei ansioso por qual série poderia assistir agora e sem a vasta rede de comunicação que temos atualmente, recorri à comunidades do finado Orkut para encontrar minha próxima obsessão. Prison Break foi a escolhida, seguida de Dexter e assim por diante.

Essa introdução diz respeito à forma como buscamos indicações de conteúdo para ver na TV. Hoje, tenho certeza, você recebe inúmeras indicações de amigos, familiares, os próprios serviços de streaming jogam no seu colo títulos que eles querem que você veja, além claro, das recomendações vinda do algoritmo - que usa como base as coisas que você tem assistido recentemente. E eu tenho certeza que This is Us já pipocou na sua frente algumas vezes nos últimos anos. A série da NBC estreou em 2022 a sexta e última temporada com exibição nos EUA e disponibilidade na Star+ com episódios semanais. Além da Star+, o Prime Video tem disponível as cinco primeiras temporadas.

AVISO: O texto não contém spoilers

Uma história sobre família

Os três irmãos no berço, jovens e adultos
Os três irmãos no berço, jovens e adultos

This Is Us. O próprio nome já diz muito. "Esses somos nós". A essência de This Is Us é uma representação do que a vida nos mostra com nossas famílias. Dramas, brigas, amor, problemas sociais, financeiros, emocionais, tudo isso misturado em uma trama amarrada nos mínimos detalhes. Mérito dos criadores da série (Dan Fogelman - Carros, A Vida em Si, Não Olhe Para Trás e Amor a Toda Prova), da entrega e interpretação dos atores Milo Ventimiglia (Heroes), Mandy Moore (Um Amor para Recordar), Sterling K. Brown (Pantera Negra), Chrissy Metz (American Horror History), Justin Hartley (Smallville) e Chris Sullivan (The Knick), além de um grande elenco.

A série nos apresenta a vida de um casal (Jack e Rebecca Pearson) e seus trigêmeos Kevin, Kate e Randall, após fortes emoções no hospital. Tanto o desenrolar dos primeiros dias de vida quanto todo o leque da história que ainda não conhecemos, são contados com exatidão, riqueza de detalhes e linkando eventos do passado, presente e futuro simultaneamente. São pelo menos três arcos temporais funcionando em harmonia, ou seja, mesmo que inicialmente o espectador fique confuso e se perguntando o que está acontecendo, os arcos logo se fecham, entregando o pleno entendimento da história.

Dentro do arco presente, vemos os irmãos Pearson vivendo momentos completamente diferentes na vida. Enquanto Randall tem uma família e certo sucesso profissional, mas busca respostas para perguntas que o acompanham desde a mocidade. Kevin enfrenta o tédio da rotina como ator de uma série cômica de TV e Kate, por sua vez, chega ao limite de um problema que enfrenta desde a juventude, o excesso de peso. A série é precisa na contextualização dos personagens, acertando onde muitas produções falham: cativar o público desde o primeiro episódio.

This Is Us nos faz ter empatia pelos personagens logo na sua estreia, sintonia que pode enfraquecer com o passar do tempo, renovar ou até nos fazer amar quem não nutrimos qualquer afeição anterior.

This Is Us é capaz de fazer até o mais brutamontes chorar feito criança. Quem tem facilidade para tal então, pode contar nos dedos os episódios em que uma lágrima não desceu. This Is Us é família, é emoção, é a melhor série da atualidade. Só não gosta, quem não tem coração. Se você ainda não assistiu, encontre um tempo hoje mesmo para ter a chance de entrar para a família!

AVISO DE SPOILER: A partir de agora o texto terá spoilers de todas as temporadas disponíveis, então, você segue por livre e espontânea vontade.

This Is Us: 6ª temporada já está em andamento

A última e derradeira temporada de This Is Us já começou a ser transmitida nos EUA e no Brasil pelo Star+. Os episódios são disponibilizados semanalmente (quintas-feiras) no serviço de streaming e já temos dois disponíveis desde o dia 12 de janeiro. Como se trata da última temporada de uma série de bastante sucesso entre crítica e audiência, é natural que ao longo da temporada sejam propagados mais detalhes dos bastidores, o sentimento entre os atores e muito mais.

Foi o que aconteceu recentemente, quando alguns atores da série revelaram à Star+ os momentos mais marcantes vividos por seus personagens em toda a série. Confira a seguir o que confidenciaram Chrissy Metz, Mandy Moore, Justin Hartley, Sterling K. Brown e Chris Sullivan sobre seus personagens:

Chrissy Metz (Kate Pearson)

Chrissy Metz (Kate Pearson)
Chrissy Metz (Kate Pearson)

"Uma das minhas lembranças favoritas é de quando estávamos filmando, acho que era o piloto ou o segundo episódio da primeira temporada, estávamos em uma enorme festa de Hollywood em uma mansão, e Toby e Kate estavam dançando e a verdade é que me senti coibida, insegura. Chris Sullivan, o Toby, estava dando voltas pela pista de dança e se divertindo muito. Foi como um reflexo da nossa relação como amigos e como colegas de trabalho, porque eu não tinha experiência na televisão e nunca tinha tido um papel fixo em uma série, e eu estava realmente contida e pensando, não sei se posso fazer isso, não tenho as ferramentas para isso. E lá estava o Chris dando voltas pela pista de dança e se divertindo muito. E eu pensei, claro, ele está me lembrando que eu tenho que me divertir e aproveitar o processo".

Mandy Moore (Rebecca Pearson)

Mandy Moore (Rebecca Pearson)
Mandy Moore (Rebecca Pearson)

"Penso no Halloween, com Jack e Rebecca como Sonny e Cher e as crianças com suas fantasias. Penso nas guerras de confetes com eles no dia do aniversário. Penso nas brincadeiras entre Jack e Rebecca da primeira temporada, que foram filmadas em um só take passando pela sala de estar até a cozinha. Penso em quando fiz o cupcake quando estava grávida de oito meses e meio nesta mesma cozinha. É como uma enxurrada de lembranças. Penso também na cena do incêndio da casa. Tantas coisas… É um fluxo constante de seis temporadas de episódios".

Sterling K. Brown (Randall Pearson)

Sterling K. Brown (Randall Pearson)
Sterling K. Brown (Randall Pearson)

"Há vários momentos, mas o número um é quando Randall e William se separam pela última vez quando William deixa este mundo. Foi incrível. Não quero ficar emocionado, mas este momento foi muito especial. Ron Cephas Jones e eu nos divertimos muito. Foi incrível trabalhar juntos e me despedir dele naquele momento foi como se Sterling se despedisse de seu próprio pai, que morreu quando eu tinha dez anos. Muitas coisas estavam acontecendo comigo ao mesmo tempo. Então, este é o meu momento especial número um".

Justin Hartley (Kevin Pearson)

Kevin Pearson (Justin Hartley)
Kevin Pearson (Justin Hartley)

"Eu adoro um em particular: quando Kevin decide ir e fazer o piloto. Decide ir para Nova York e se tornar um ator sério. Ele faz o teste e se sai mal. Ele atua mal na audição e está lá olhando para si mesmo. Ele está nervoso, as palavras saem erradas e ele não sabe o que fazer. Este momento foi muito memorável para mim. De certa forma, foi um tanto catártico".

"Outro momento bom foi a cena da terapia. A forma como foi filmada foi como um único ato. Então, filmamos várias vezes, e foi incrível porque estávamos todos em uma sala e cada um de nós estava experimentando coisas diferentes. Cada personagem naquela sala tinha uma ideia do que estava acontecendo. E eu não acho que nenhum deles pensou que seria tão profundo, tão intenso e tão explosivo".

Chris Sullivan (Toby Damon)

Chris Sullivan (Toby Damon)
Chris Sullivan (Toby Damon)

"Logo no começo das filmagens, talvez fosse até no piloto, houve um momento em que Chrissy e eu nos olhamos e fomos ambos honestos em demonstrar nossos medos, porque esta foi para nós dois a primeira série importante, em horário nobre. E acho que um dos meus momentos favoritos foi quando olhamos um para o outro e fizemos um pacto, que íamos nos apoiar mutuamente em tudo isso. Porque haveria muita imprensa, muitas premiações e entrevistas, e todas estas coisas. Mas o tempo que nos pertence é o tempo entre o "ação" e o "corta", e nesse espaço podemos cuidar um do outro, podemos permitir que esse tempo seja nosso para interpretar nossos papéis e fazer o que amamos. Sempre me lembrarei desta conversa. Foi um momento formativo de como iam ser os próximos cinco anos".

This Is Us está disponível no Amazon Prime Video e na Star+ (com episódios da última temporada todas as quintas-feiras.