Meninas e jovens do mundo inteiro querem se ver nas telas das televisões, e por muito tempo se viram representadas em papéis coadjuvantes, submissos e/ou cheios de estereótipos. Cansadas dessa falta de representatividades, muitas mulheres foram à luta para não só protagonizarem séries e filmes, mas para integrar os bastidores, como diretoras, produtoras, escritoras, roteiristas e assim por diante.

O resultado: uma gama cada vez maior de produções com personagens de mulheres fortes, poderosas e inteligentes, com mais empoderamento e menos objetificação feminina. Uma das séries mais aclamadas atualmente, por exemplo, Killing Eve - Dupla Obsessão representa bem esta presença.

Na lista abaixo, separamos 10 produções que têm personagens mulheres fortes e determinadas, todas disponíveis no Globoplay. As obras têm os mais diferentes roteiros, com série histórica, policial, de ação e aventura - tem até produção brasileira na lista!

Globoplay: 10 séries com mulheres fortes

Com a lista à mão, é só preparar a maratona (não esqueça dos lanches). Boa série para você!

1 - Mary de Morte

Na série, Mary Harris (Caroline Dhavernas) é uma mãe solteira que trabalha como médica no setor de emergência de um hospital. Ela salva vidas durante o dia, mas, à noite, conduz um negócio paralelo como conselheira de fim de vida. Com a ajuda de Desmond Bennett (Richard Short), um ex-cirurgião plástico, Mary realiza o desejo de doentes terminais que não querem mais viver, fornecendo-lhes suicídio assistido. A situação se complica quando a polícia começa a investigar a dupla, que vai pagar um preço alto por suas ações.

» Assista Mary de Morte

Mary de Morte
Mary de Morte

2 - Stella Blómkvist: Investigação Sem Limites

Stella é uma advogada brilhante, determinada, destemida e com um senso flexível de moral. Quando um criminoso precisa de ajuda, ela está disposta a defendê-lo.

» Stella Blómkvist: Investigação Sem Limites

Stella Blómkvist: Investigação Sem Limites
Stella Blómkvist: Investigação Sem Limites

3 - Reign

A narrativa descreve a história de Mary Stuart da Escócia e seu caminho até o poder, iniciando com sua chegada à França com 15 anos e seu noivado com o Príncipe Francis. Acompanhada de suas três melhores amigas, Mary precisa sobreviver às intrigas, inimigos e forças obscuras que tomam conta da corte francesa. A série tem todos os seus 78 episódios disponíveis na plataforma.

» Reign

Reign
Reign

4 - Wynonna Earp: A Maldição dos Renascidos

Wynonna Earp (Melanie Scrofano), a tetraneta de Wyatt Earp, é uma especialista em armamentos e dona de poderes especiais que vive para levar a justiça ao mundo paranormal, contando sempre com a ajuda de amigos esquisitos. De volta a Purgatory, sua cidade natal, ela deve impedir que as almas ressuscitadas de criminosos já derrotados se apoderem da cidade e, posteriormente, do mundo.

» Wynonna Earp: A Maldição dos Renascidos

Wynonna Earp: A Maldição dos Renascidos
Wynonna Earp: A Maldição dos Renascidos

5 - Law & Order: SVU

A vida e os desafios da Equipe Especial de Elite do Departamento de Polícia de Nova York. A "Special Victims Unit" (Unidade de Vítimas Especiais) investiga os crimes de caráter sexual, seguindo os passos dos detetives Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay). Com sabedoria, eles precisam ao mesmo tempo balancear os efeitos das investigações em suas vidas pessoais.

» Law & Order: SVU

Law & Order: SVU
Law & Order: SVU

6 - FBI

A série explora o trabalho de uma equipe de agentes altamente qualificados na luta contra o terrorismo, o crime organizado e muito mais. Até o momento, o globoplay conta apenas com uma temporada, mas a série já tem 3 e a segunda acaba de entrar no catálogo.

» FBI

FBI
FBI

7 - The Handmaid's Tale - O Conto da Aia

Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção catolica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma "handmaid", ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema. A série tem 3 temporadas disponíveis.

» The Handmaid's Tale - O Conto da Aia

The Handmaid
The Handmaid's Tale - O Conto da Aia

8 - Killing Eve - Dupla Obsessão

Eve (Sandra Oh) trabalha como segurança em uma empresa, mas seu emprego estável e dentro de quatro paredes não sucumbe o desejo dela de se tornar uma espiã. É por isso que quando a primeira oportunidade surge, a jovem não pensa duas vezes e mergulha em uma caçada incansável contra uma assassina. A série tem 3 temporadas disponíveis.

» Killing Eve - Dupla Obsessão

Killing Eve - Dupla Obsessão
Killing Eve - Dupla Obsessão

9 - Nancy Drew

A série que tem uma temporada disponível e conta a história de Nancy Drew, que é uma jovem de 18 anos que é impedida de ir à faculdade por causa de uma tragédia familiar. Enquanto passa o verão em casa depois de se formar no ensino médio, Nancy se depara com um crime misterioso e decide investigar por conta própria.

» Nancy Drew

Nancy Drew
Nancy Drew

10 - Aruanas

A jornalista Natalie (Débora Falabella), a ativista Luiza (Leandra Leal) e a advogada Verônica (Taís Araujo) são três amigas que atuam na Aruana, uma ONG dedicada à proteção ambiental. Junto à estagiária Clara (Thainá Duarte), elas se unem para investigar uma série de crimes contra o meio ambiente cometidos na região amazônica.

» Aruanas

Aruanas
Aruanas