A literatura sempre inspirou a criatividade e ampliou o universo de leitores, ao longo da história e nas mais diferentes idades. Não à toa, os livros também inspiram roteiristas e diretores de todo o mundo, quando obras cinematográficas surgem das páginas e, muitas vezes, reinventam toda a narrativa. Por isso, são muitos os filmes inspirados em livros dos quais nem sabemos a origem, tanto no mercado brasileiro quanto internacional.

Para agradar os apaixonados por literatura e por cinema, separamos 10 filmes que foram inspirados em páginas e que atualmente estão disponíveis no catálogo do Globoplay. Enquanto alguns filmes são mais recentes, outros são verdadeiros clássicos das telas! Há produções para todos os gostos, passando por diversos gêneros, como romance, fantasia, ação e até biografia.

Todos têm em comum, é claro, a origem: começaram a ser desenhados nas páginas dos livros, foram remodelados, alterados ou não, e chegaram às telonas.

10 filmes inspirados em livros para ver no Globoplay

Prepara a maratona e se divirta com esta lista, cheia de obras interessantes! Depois, conta para a gente o que achou dos filmes nos comentários.

1 - O Quarto de Jack

Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade. O filme é baseado no sétimo livro da autora irlandesa Emma Donoghue.

» O Quarto de Jack

O Quarto de Jack
O Quarto de Jack

2- Crepúsculo

Bella é jovem adolescente que se muda para Forks, Washington, para viver com o pai. Assim que chega ao local, fica sabendo de uma misteriosa família que habita a cidade. Acaba, por acidente, conhecendo um dos cinco irmãos, Edward, e aos poucos vai descobrindo alguns segredos. O mais importante é que são todos vampiros. Bella fica assustada, mas decide encarar os riscos e seguir adiante com a paixão que sente pelo rapaz. Além de Crepúsculo, os filmes que seguem Bella estão disponíveis no Globoplay.

» Crepúsculo

Crepúsculo
Crepúsculo

3 - Divergente

O filme acompanha a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) na futurística Chicago. Ao completar 16 anos, a jovem terá que escolher entre as diferentes facções em que a cidade está dividida. Elas são cinco e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade e coragem. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, diferente da família. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e entra numa jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso conhece Quatro (Theo James), rapaz experiente que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

» Divergente

Divergente
Divergente

4 - A Série Divergente: Insurgente

Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.

» A Série Divergente: Insurgente

A Série Divergente: Insurgente
A Série Divergente: Insurgente

5 - As Vantagens de Ser Invisível

Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

» As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível
As Vantagens de Ser Invisível

6 - Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

Após sobreviver à temível arena dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen está desanimada e destruída. Depois que a Capital reduziu o Distrito 12 a destroços, ela se refugiou no Distrito 13. Peeta Mellark foi submetido a uma lavagem cerebral, e agora está sob o domínio de Snow. Então, a presidência quer que Katniss lidere uma "resistência" e mobilize a população em uma empreitada que irá colocá-la no centro da trama para desmascarar Snow.

» Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

7 - É Fada

Após se dar mal em uma série de trabalhos, a fada tagarela e atrapalhada Geraldine (Kéfera Buchmann) recebe a missão de ajudar a jovem Júlia (Klara Castanho). A garota vive com o pai e acaba de trocar de colégio. Ela tem dificuldade de lidar com os novos colegas e não é nenhum pouco popular na escola. A fada tentará mudar isso, ajudando em sua vida social e amorosa. O filme foi inspirado no livro "Uma fada veio me visitar" da Thalita Rebouças.

» É Fada

É Fada
É Fada

8 - Tudo por um Pop Star

O filme que foi inspirado no livro da Thalita Rebouças de mesmo. A banda pop Slavabody Disco Disco Boys, febre entre as meninas de todo o Brasil, anuncia que irá tocar no Rio de Janeiro. Fãs de carteirinha do grupo, as adolescentes e melhores amigas Gabi (Maísa Silva), Manu (Klara Castanho) e Ritinha (Mel Maia) farão de tudo para que seus pais deixem que elas assistam ao show do grupo longe da cidade onde moram.

» Tudo por um Pop Star

Tudo por um Pop Star
Tudo por um Pop Star

9 - 50 Tons de Cinza

A estudante de literatura Anastasia Steele, de 21 anos, entrevista o jovem bilionário Christian Grey, como um favor a sua colega de quarto Kate Kavanagh. Ela vê nele um homem atraente e brilhante, e ele fica igualmente fascinado por ela. Embora seja sexualmente inexperiente, Anastasia mergulha de cabeça nessa relação e descobre os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do enigmático Grey.

» 50 Tons de Cinza

50 Tons de Cinza
50 Tons de Cinza

10 - O legado Bourne

O Legado Bourne repete o nome do livro escrito por Eric Lustbade, que se inspirou na obra de Robert Ludlum, autor da trilogia original. No entanto, a história do filme é totalmente original. Eric Byer é encarregado de apagar os rastros que possam incriminar o governo em projetos sigilosos. Um deles é o Outcome, projeto que pretende suprimir a dor e aumentar a sensibilidade, inteligência e força dos agentes por meio de remédios. Com o fim do Outcome, os agente passam a ser eliminados a mando do próprio governo. No entanto, Aaron Cross consegue escapar e vai à casa da Dra. Martha Shearing atrás de respostas. Juntos, eles precisam sobreviver enquanto Aaron sofre da abstinência forçada.

» O legado Bourne

O legado Bourne
O legado Bourne