Recentemente a Netflix implementou um novo controle para a reprodução de seus filmes e séries em seu app mobile. Disponível somente para smartphones e tablets, a nova função presente na tela de reprodução permite que o usuário controle a velocidade dos vídeos, para deixá-los mais lentos ou mais rápidos.

Agora é possível alterar a velocidade de reprodução dos vídeos plataforma de streaming Netflix, fazendo com que eles fiquem mais lentos, para um melhor entendimento do que está sendo falado, ou mais rápidos, deixando mais eficiente a maratona de uma série com muitos episódios ou para aqueles títulos com capítulos mais extensos. O aplicativo permite que o usuário altere a velocidade para 0,5x ou 0,75x (mais lento que o normal) ou para 1,25x ou 1,5x (mais rápido).

Controle de velocidade durante a reprodução de vídeos no app da Netflix. Fonte: Netflix
Controle de velocidade durante a reprodução de vídeos no app da Netflix. Fonte: Netflix

A nova função de alteração da velocidade da reprodução de vídeos já está presente em outras plataformas de streaming como o YouTube, que permite que se diminua a velocidade em até 0,25x ou aumente para até o dobro do normal (2x).

É interessante notar que a Netflix permite que a nova funcionalidade também seja utilizada para assistir conteúdos baixados para assistir offline, abrangendo dessa forma toda forma de reprodução de vídeos da plataforma. Além disso, o usuário terá de mudar a velocidade sempre que for assistir outro título, evitando assim que outras pessoas assistam acidentalmente na velocidade de 1,5x, por exemplo.

Embora a novidade seja útil para muitos clientes da Netflix, a funcionalidade foi criticada por algumas equipes de produção de filmes/séries. Entretanto, a empresa está tentando trabalhar em conjunto com os estúdios para garantir que a qualidade do conteúdo reproduzido não seja prejudicada. Segundo a companhia, foi dito que os desenvolvedores aplicaram uma correção automática do "tom do áudio para velocidades mais rápidas ou lentas".

Foi dito por um porta-voz da Netflix ao site The Verge:

"Também estamos atentos às preocupações de alguns criadores. É por isso que limitamos o intervalo de velocidades de reprodução e exigimos que os membros variem a velocidade cada vez que assistem a algo novo - em vez de fixar suas configurações com base na última velocidade que usaram."

A vice-presidente de inovação de produtos da Netflix, Keela Robison, disse:

"O recurso tem sido muito solicitado pelos membros há anos. O mais importante de tudo é que nossos testes mostram que os consumidores valorizam a flexibilidade que oferecem, seja assistindo a cena favorita ou diminuindo a velocidade porque estão assistindo com legendas ou com dificuldades de audição."

A Netflix declarou que irá acompanhar o feedback da comunidade sobre a função de alteração de velocidades, para que tanto os criadores de conteúdo quanto os assinantes fiquem satisfeitos com o resultado.

O que achou da novidade apresentada pela Netflix? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!