Na segunda-feira (12), Stan Lee, ex-diretor-chefe, editor e presidente da Marvel Comics, morreu em Los Angeles, aos 95 anos. Lee era conhecido por co-criar grande parte do panteão da Marvel, incluindo os super-heróis Homem-Aranha, X-Men, O Quarteto Fantástico, Hulk, Homem de Ferro, Thor, Demolidor, Pantera Negra e Doutor Estranho, entre outros.

Lee iniciou a sua carreira em 1939, ao assumir um emprego como assistente na Timely Comics, a antecessora da Marvel. Seu nome de batismo é Stanley Martin Lieber, mas passou a usar Stan Lee como pseudônimo quando começou a escrever histórias em quadrinhos, mais tarde tornou seu nome legal.

Lenda dos quadrinhos, Stan Lee, morre aos 95 anos.
Lenda dos quadrinhos, Stan Lee, morre aos 95 anos.

O chamado "O Método Marvel", em que dava ao artista uma breve sinopse, depois retornava para acertar os detalhes, ficou bastante conhecido.

Na década de 70, Lee deixou os quadrinhos para se tornar o editor da Marvel, local em que ganhou notoriedade. Na mesma medida em que os super-heróis da Marvel se expandiam para o universo cinematográfico, Lee ganhou fama por suas aparições nos filmes.

Porém, os últimos anos não foram os melhores para Lee, já que ele enfrentou acusações de má conduta sexual, um processo de US$ 1 bilhão contra a sua antiga empresa POW! Entretenimento e ainda morte de sua esposa, que faleceu no ano passado após um derrame.

De qualquer modo, o grande legado de Lee no mundo dos quadrinhos e entretenimento é bastante vasto e duradouro. Várias pessoas recorreram às redes sociais para reconhecer a importância de Lee, incluindo Chris Evans e Elon Musk.                          

Fonte: The Verge