Qualquer amante do mundo dos super-heróis deve conhecer o que está por trás das histórias em quadrinhos, filmes e séries que apresentam os personagens mais queridos e poderosos da cultura Geek. Geralmente separados por preferirem uma das duas principais editoras de histórias em quadrinhos e mídia, a DC Comics e a Marvel Comics, os fãs procuram saber tudo sobre seus personagens preferidos e sobre como foram pensados e criados.

Uma das lendas desse mundo é Stan Lee, atualmente com 96 anos, ele é uma das mentes criativas e ícone da Marvel, editora na qual criou muitos dos heróis e vilões tão adorados hoje, como o Homem-Aranha, os X-Men, o Quarteto Fantástico, os Vingadores, o Incrível Hulk, o Demolidor e o Thor.

Stan Lee na Comic Con de 1975 (Foto: Wikimedia / Alan Light)
Stan Lee na Comic Con de 1975 (Foto: Wikimedia / Alan Light)

Nativo de Nova York, Stanley Martin Lieber nasceu no dia 28 de dezembro de 1922. Foi apelidado como Stan Lee e hoje atua como roteirista e empresário, mas já passou por diferentes caminhos até chegar onde está hoje. Parte desse caminho foi marcado por clássicos da literatura e do cinema, até que começou a trabalhar pela primeira vez na editora que logo seria a Marvel, aos 17 anos.

Preparamos uma lista com informações e curiosidades sobre o artista, a todos aqueles que são amantes desse mundo cheio de personagens memoráveis e também àqueles que querem conhecer um pouco da vida desse sujeito que trouxe muita diversão e entretenimento para a casa das pessoas.

1 - Infância marcada por influências e referências

Quando era pequeno, a mãe de Stanley começou a incentivar seu filho a ler obras da literatura clássica como Mark Twain, Sir Arthur Conan Doyle, Júlio Verne e H.G. Wells. Já em relação aos filmes, eram os de Errol Flynn, um ator australiano, que ele mais adorava. Dentre os maiores filmes de Flynn estão as produções de fantasia e aventura como As Aventuras de Robin dos Bosques (1938) e As Aventuras de Don Juan (1948).

2 - Começando aos poucos

O interesse do menino pela criação e escrita continuou da infância à adolescência, período em que começou a escrever bastante na esperança de criar o próximo livro que seria o "grande romance norte-americano".

Como todo cargo de sucesso, deve-se começar de baixo para ir alcançando o que se almeja passo a passo. Nesse sentido, Lee começou sua carreira escrevendo obituários para um jornal e releases para o Centro Nacional de Tuberculose dos Estados Unidos. Além disso, também fazia alguns bicos aqui e ali, trabalhando como office boy, entregador de comida e até vendedor de assinaturas de jornais.

Foi com 17 anos que ele realmente começou a trabalhar na empresa que se tornaria nos anos 60 a Marvel Comics Inc., que na época se chamava Timely Comics. Quando fez 19 anos, Stan escreveu sua primeira história em quadrinhos, que foi a terceira edição de Capitão América. O jovem Lee acabou se tornando o diretor interino devido às muitas mudanças de estrutura que ocorriam na editora naquela época, e também por ter conseguido impressionar seus chefes com a tamanha qualidade de seu trabalho.

3 - Stan revolucionou o modo de escrever quadrinhos

Capa da primeira edição do Quarteto Fantástico.
Capa da primeira edição do Quarteto Fantástico.

Em meados de 1950, Stan ainda trabalhava na editora escrevendo histórias de diferentes gêneros, indo do romance ao faroeste, até a ficção científica soft. Mais para o final da década, ele começou a se sentir insatisfeito com a carreira, cogitando sua saída do ramo.

Entre o fim da década e início dos anos 60, as histórias em quadrinhos tiveram sua imagem vista como muito infantil, o que para alguns editores deveriam ter a linguagem mais simples possível a fim de que ficassem mais compreensíveis ao seu público. Lee foi uma das pessoas que discordou da técnica. Logo depois disso, o lançamento das HQ’s da Liga da Justiça da rival DC Comics fez com que o editor da Marvel, Martin Goodman, pedisse à Lee que criasse uma equipe de heróis que competisse com a concorrência.

Foi esse o momento em que Lee decidiu revolucionar a forma como as criações da editoria eram feitas. Então determinou que sua nova história seria repleta de conflitos entre os personagens e com uma condução narrativa diferente das já existentes em quadrinhos. Daí nasceu o Quarteto Fantástico, que se tornou um grande sucesso e acabou disseminando o formato criado pelo artista. Depois disso, criações como X-Men e Os Vingadores tiveram esse formato introduzido também.

Durante os anos 60 e quando ele já era editor-chefe e principal escritor da Marvel Comics, o artista desenvolveu um método de escrita que deixava tudo mais fácil e rápido. O método consistia em escrever o roteiro base da história, com uma ou duas páginas datilografadas. Após, o ilustrador desenhava as cenas de toda revista se baseando nesse roteiro. Assim que o desenho ficava pronto, Lee preenchia os balões com os diálogos.

Na verdade este método causou questionamentos relacionados à quem deveria ganhar os créditos pela criação dos personagens, pois os desenhistas ficavam com toda a estruturação das histórias nas mãos.

4 - Seu primeiro personagem foi "The Destroyer"

Junto de Jack Binder e Alex Schomburg, Stan Lee criou o personagem The Destroyer para a revista Mystic Comics #6 em outubro de 1941. O super herói era um jornalista americano que atuava por trás das linhas inimigas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele acaba sendo capturado pelos nazistas e recebe um protótipo de super soro de um cientista alemão que se opôs aos nazistas. O herói acaba escapando do confinamento e utiliza as habilidades que ganhou para lutar na guerra contra os inimigos.

5 - Stan Lee é responsável por criar alguns dos personagens mais famosos até hoje

Apesar de não ter feito todo o trabalho sozinho, Stan Lee é o encarregado de criar os super-heróis mais icônicos da história. Junto do ilustrador Jack Kirby e do escritor Larry Lieber, foram criados heróis como Pantera Negra, Homem Aranha, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, X-Men, Homem Formiga, Homem de Ferro e Thor.

6 - Ele já escreveu para a DC Comics

Capa da edição do Lanterna Verde para a série Just Imagine, escrita por Stan Lee para a DC Comics.
Capa da edição do Lanterna Verde para a série Just Imagine, escrita por Stan Lee para a DC Comics.

Já no início dos anos 2000, o escritor foi convidado pela DC para escrever uma série de quadrinhos na qual precisaria criar versões alternativas aos heróis da editora, que contavam com o Super-Homem, a Mulher Maravilha, o Batman, o Lanterna Verde e também o Flash. A série se chamava "Just Imagine", que traduzindo é Apenas Imagine.

7 - Ele aparece como easter egg em todos os filmes da Marvel

Stan teve sua carreira consagrada na Marvel e já foi até presidente por um breve momento. Hoje ele ainda é considerado o carismático rosto público da empresa, aparecendo em convenções e entrevistas. Mesmo com quase 90 anos hoje, ele continua a mesma figura central das ideias do mundo Marvel, e como forma de reconhecimento, ele faz participações e aparições em todos os filmes do Marvel Studios.

Olhando com atenção, é possível perceber que Stan aparece em todos os longas. No vídeo abaixo você pode conferir todas as aparições que ele fez.

8 - Já foi acusado de assédio

Infelizmente, o assédio é bastante comum no mundo do entretenimento, e Stan Lee faz parte dele. No início deste ano, o Daily Mail publicou uma matéria afirmando que Lee havia assediado várias das enfermeiras que foram contratadas para seu cuidado. Mesmo com 95 anos, ele teria assediado e perseguido um grupo de jovens enfermeiras ao pedir sexo oral durante o banho e andando pelado pela casa.

A matéria ainda afirma que a empresa da qual as enfermeiras foram contratadas estaria processando Lee. Os advogados dele, pelo contrário, afirmam que nenhum processo ou denúncia tenha sido encaminhado, mas que o Sr. Lee tem recebido exigências de pagamento em dinheiro e ameaças de levar tudo à imprensa e mídia. Eles asseguram que Stan não fez nada de errado, mas fica a dúvida quanto a isso.

9 - Stan pode ter sido vítima de golpes de ex-sócios e colegas de trabalho

Do ano passado para cá, Stan tem sofrido com o prejuízo financeiro. Em dezembro, uma quantia de U$ 300 mil saiu de sua conta sem ele consentir, e por isso resolveu chamar a polícia. Já em fevereiro deste ano, foram roubados mais de 1,4 milhão de suas economias. Depois do acontecido, vários funcionários foram parar na rua.

Um ex-sócio de Stan e de sua filha é um dos suspeitos do crime, ele ajudava na coordenação da ONG Hands of Respect. Os rumores são de que em outubro de 2017 o empresário teria forjado documentos médicos, fazendo com que a enfermeira de Lee realizasse um exame de sangue. Com esse sangue o homem teria estampado a assinatura de Stan em vários quadrinhos assinados por ele para vender a preços altíssimos.

10 - A Fox planeja fazer um filme biográfico de Stan Lee

A Fox é uma emissora que tem a licença de muitos personagens da Marvel, e agora ela também foi comprada pela Disney. Está nos planos da emissora realizar um longa-metragem de estilo biográfico sobre a vida de Stan Lee. São poucas informações existentes, mas o que se sabe é que o filme passaria na década de 70 e que Leonardo Dicaprio está disposto a interpretá-lo.

E aí, o que achou da lista? Sabe mais alguma curiosidade sobre ele? Comente!

Fonte: Revista Galileu