Nesta segunda-feira (22), a Amazon inaugura sua primeira unidade da Amazon Go, localizada em Seattle. Uma loja bem diferente do que estamos acostumados, pois tem seu funcionamento baseado em câmeras e sensores que estão programados para acompanhar os produtos que seus clientes retiram e colocam de volta nas prateleiras.

Utilizando o que chamou de Just Walk Out Technology, a Amazon realizou o sonho de consumo dos consumidores: uma loja sem caixas, sem atendentes e sem filas!

O cliente precisa baixar o aplicativo do estabelecimento, aproximar seu smartphone da catraca e pronto: todos os produtos retirados e colocados de volta nas prateleiras ficarão armazenados em um carrinho virtual e a cobrança estará disponível direto na conta do usuário.

 

A Amazon Go estava sendo testada desde dezembro de 2016. No início deu certo, mas nem tanto, pois em determinado momento, quando mais de 20 pessoas estavam fazendo suas compras ao mesmo tempo, o sistema se confundiu. Mas, com o problema resolvido, os testes foram positivos e a resposta bastante rápida.

O que já é grande pode ser ainda maior: a partir de agora, a Amazon tem armazenado em seu banco de dados o que cada pessoa costuma consumir.