O Dropbox firmou uma parceria com o Microsoft Office, o que proporcionou recursos poderosos para a criação de documentos e colaboração. Na última quinta-feira (1), a companhia revelou  que irá trabalhar em conjunto com o Google.

Através da parceria será possível que o Dropbox se conecte ao Google G Suite, oferecendo aos usuários a possibilidade de criar arquivos do Google Docs, Sheets e Slides diretamente da plataforma de armazenamento.

Dropbox passará a ser integrado ao Google Docs e Gmail.
Dropbox passará a ser integrado ao Google Docs e Gmail.

Ainda não há muitas informações de como a parceria irá funcionar, porém, é provável que o acordo não seja muito diferente do que ocorreu com a Microsoft. Os aplicativos para iOS e Android da plataforma de armazenamento já estão bem integrados ao Word, Excel e Powerpoint, o que permite aos usuários mobile a criação de novos arquivos no Dropbox.

Ainda é provável que o usuário tenha a opção de vincular a sua conta do Dropbox a do Google também. Deste modo, os tipos de documentos (Docs, Sheets e Planilhas) devem aparecer na interface da plataforma de armazenamento, sincronizando os novos arquivos que forem desenvolvidos.

Dica: Aprenda a criar um Gmail

Para completar, o Dropbox será integrado a outros serviços do Google. O Gmail, por exemplo, irá permitir que os usuários gerem links para os arquivos do Dropbox da própria interface do serviço de e-mails.

A parceria entre Dropbox e Google é bastante significativa, já que muitas empresas usam ambos os serviços. Por isso, o benefício fica mesmo para os usuários, que poderão gerenciar as duas plataformas ao mesmo tempo.