O Dropbox está desenvolvendo o reconhecimento de texto automático em seu serviço, tudo isso para que o usuário possa pesquisar os seus documentos, mesmo que eles estiverem salvos como imagens, no formato JPEGs ou PNGs. O texto será também reconhecido em arquivos PDF caso eles contiverem digitalizações ou mesmo fotografias em seu documento. Vale mencionar que para usufruir o recurso é necessário ter uma conta premium do Dropbox.

Através de um post, o Dropbox disse que mais de 20 bilhões de arquivos de imagem e PDF foram armazenados em seu serviço, com 10 a 20% deles em fotos de documentos.

Dropbox passa a digitalizar imagens em textos.
Dropbox passa a digitalizar imagens em textos.

A empresa já utilizou a tecnologia de reconhecimento de caracteres ópticos semelhantes para digitalizar texto de seu aplicativo de digitalização de documentos, porém, a funcionalidade irá funcionar somente em seus arquivos existentes, independente de como eles foram adicionados de modo original.

O novo recurso funciona com texto em inglês e está disponível para os usuários Dropbox Business Advanced e Enterprise. Nos próximos meses a novidade deve estar disponível para assinantes do Dropbox Professional.

Fonte: The Verge