Uma onda de calor vinda da Argentina est√° atingindo v√°rias partes do Brasil, causando temperaturas muito altas. Isso acontece devido a uma bolha de calor que est√° agindo na Argentina, afetando especialmente o Rio Grande do Sul. Essa bolha age como uma tampa, comprimindo o ar no solo e aquecendo a coluna de ar, o que resulta em temperaturas mais elevadas. Podemos dizer que essa onda vai afetar todas as regi√Ķes do Brasil.

Quais cidades ser√£o afetadas pela nova onda de calor no Brasil?

Onda de calor infernal vem aí: quais cidades serão afetadas no Brasil?
Onda de calor infernal vem aí: quais cidades serão afetadas no Brasil?

Abaixo, veja as principais √°reas afetadas pela nova onda de calor que chegou ao Brasil:

Sul

Na sul do Brasil, a previs√£o √© de uma semana com temperaturas acima de 33 ¬ļC. Algumas √°reas podem chegar a 38 ¬ļC. Apesar disso, a chuva ser√° passageira em algumas regi√Ķes. O principal afetado √© o estado do Rio Grande do Sul.

Sudeste

Em S√£o Paulo, o calor deve ultrapassar os 36 ¬ļC, especialmente no oeste do estado. No Esp√≠rito Santo, h√° risco de alagamentos devido √† quantidade significativa de chuva prevista, que pode passar de 150 mm. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, a chuva deve manter a umidade do solo.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul enfrentar√° temperaturas acima de 39 ¬ļC nos pr√≥ximos dias, causando estresse t√©rmico em lavouras e gado. Mato Grosso e Goi√°s tamb√©m ter√£o calor intenso, mas com a chegada de chuvas, contribuindo para a umidade do solo.

Nordeste

Em algumas partes do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e centro-norte da Bahia, o calor será intenso, com déficit hídrico. Por outro lado, Maranhão, Piauí, Ceará e sul da Bahia terão chuvas benéficas.

Norte

Na Norte, a chuva ser√° distribu√≠da em v√°rios estados, contribuindo para as lavouras. No entanto, √© preciso ficar atento ao per√≠odo √ļmido e quente, que pode causar estresse t√©rmico nas lavouras e no gado, especialmente no Par√°, Amap√°, Roraima e Rond√īnia.

E o Carnaval?

Se você vai para os bloquinhos de rua, fique atento aos avisos de eventos climáticos
Se você vai para os bloquinhos de rua, fique atento aos avisos de eventos climáticos

Durante o Carnaval, a entrada de umidade pode amenizar o calor seco, mas tamb√©m aumenta o risco de chuvas intensas e temporais em alguns lugares, com temperaturas m√≠nimas elevadas, chegando a cerca de 30 ¬ļC durante as noites. √Č importante seguir as orienta√ß√Ķes das autoridades locais para se proteger do calor intenso e de poss√≠veis eventos clim√°ticos.

Lembrete! ūüƶԳŹ

Se você pretende ir para os bloquinhos de rua durante a folia do Carnaval, fique atento aos eventos climáticos que podem acontecer. Uma dica é conferir os alertas da Defesa Civil sobre chuva, umidade do ar e risco de desidratação.

Via