Uma onda de calor vinda da Argentina está atingindo várias partes do Brasil, causando temperaturas muito altas. Isso acontece devido a uma bolha de calor que está agindo na Argentina, afetando especialmente o Rio Grande do Sul. Essa bolha age como uma tampa, comprimindo o ar no solo e aquecendo a coluna de ar, o que resulta em temperaturas mais elevadas. Podemos dizer que essa onda vai afetar todas as regiões do Brasil.

Quais cidades serão afetadas pela nova onda de calor no Brasil?

Onda de calor infernal vem aí: quais cidades serão afetadas no Brasil?
Onda de calor infernal vem aí: quais cidades serão afetadas no Brasil?

Abaixo, veja as principais áreas afetadas pela nova onda de calor que chegou ao Brasil:

Sul

Na sul do Brasil, a previsão é de uma semana com temperaturas acima de 33 ºC. Algumas áreas podem chegar a 38 ºC. Apesar disso, a chuva será passageira em algumas regiões. O principal afetado é o estado do Rio Grande do Sul.

Sudeste

Em São Paulo, o calor deve ultrapassar os 36 ºC, especialmente no oeste do estado. No Espírito Santo, há risco de alagamentos devido à quantidade significativa de chuva prevista, que pode passar de 150 mm. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, a chuva deve manter a umidade do solo.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul enfrentará temperaturas acima de 39 ºC nos próximos dias, causando estresse térmico em lavouras e gado. Mato Grosso e Goiás também terão calor intenso, mas com a chegada de chuvas, contribuindo para a umidade do solo.

Nordeste

Em algumas partes do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e centro-norte da Bahia, o calor será intenso, com déficit hídrico. Por outro lado, Maranhão, Piauí, Ceará e sul da Bahia terão chuvas benéficas.

Norte

Na Norte, a chuva será distribuída em vários estados, contribuindo para as lavouras. No entanto, é preciso ficar atento ao período úmido e quente, que pode causar estresse térmico nas lavouras e no gado, especialmente no Pará, Amapá, Roraima e Rondônia.

E o Carnaval?

Se você vai para os bloquinhos de rua, fique atento aos avisos de eventos climáticos
Se você vai para os bloquinhos de rua, fique atento aos avisos de eventos climáticos

Durante o Carnaval, a entrada de umidade pode amenizar o calor seco, mas também aumenta o risco de chuvas intensas e temporais em alguns lugares, com temperaturas mínimas elevadas, chegando a cerca de 30 ºC durante as noites. É importante seguir as orientações das autoridades locais para se proteger do calor intenso e de possíveis eventos climáticos.

Lembrete! 🌦️

Se você pretende ir para os bloquinhos de rua durante a folia do Carnaval, fique atento aos eventos climáticos que podem acontecer. Uma dica é conferir os alertas da Defesa Civil sobre chuva, umidade do ar e risco de desidratação.

Via