Para aqueles que querem o melhor desempenho possível do SSD no PS5, foi desenvolvido um acessório para resfriamento que utiliza o cooler do próprio console para melhorar a eficiência na dissipação do calor. A novidade foi notada pelo site TomsHardware, onde é dito que o usuário "188号" (@momomo_us) compartilhou imagens de um sistema de resfriamento com design agressivo. Chamado de "Graugear G-PS5HS01-Cov", o produto utiliza um dissipador de alumínio sobre o SSD ligado a uma aleta (head pipe) de cobre que se estende até o cooler do PlayStation 5.

A desenvolvedora do acessório voltado para SSDs no PS5 é a Graugear. Trata-se de uma empresa alemã que cria periféricos (acessórios) internos e externos para computadores. Como os Solid State Drive são utilizados também no console da Sony, a companhia resolveu fazer um produto voltado para o videogame.

Como o Graugear G-PS5HS01-Cov funciona?

Dissipador de SSDs para utilização no PS5 tem design inusitado e promete grande performance. Fonte: graugear
Dissipador de SSDs para utilização no PS5 tem design inusitado e promete grande performance. Fonte: graugear

O Graugear G-PS5HS01-Cov é um acessório voltado para o PlayStation 5 e é compatível com SSDs que possuem as dimensões recomendadas pela Sony. Ele é composto basicamente de duas partes: o dissipador principal e dissipador externo. A estrutura principal fica em contato direto com o SSD é feita de alumínio enquanto o dissipador externo, que é soldado à estrutura principal, possui uma aleta de cobre (head pipe) que se estende até a lateral do cooler do PS5.

Dissipador de calor para SSDs utilizados no PS5
Dissipador de calor para SSDs utilizados no PS5 'Graugear G-PS5HS01-Cov'. Fonte: Graugear

Melhor que a o Sabrent Rocket 4 Plus

Nos testes de SSDs realizados pelo tomshardware, o Sabrent Rocket 4 Plus teve o melhor desempenho de resfriamento de todos os modelos de SSDs compatíveis com o PS5. A temperatura do SSD ficou em 61°C durante os processos de gravação de dados e 59°C durante a leitura de dados. De acordo com o tomshardware, o acessório de resfriamento para SSDs da Graugear pode conseguir um resultado ainda melhor.