Para quem adora viajar e conhecer outros lugares, o Google Earth é uma mão na roda. Com apenas alguns cliques, é possível percorrer continentes, mergulhar em paisagens deslumbrantes e descobrir lugares que são praticamente inacessíveis fisicamente. Neste artigo, veja uma seleção de 14 locais fascinantes que praticamente só podem ser visitados através da plataforma do Google Earth.

13. Centro de Lançamento de Alcântara (Brasil)

Centro de Lançamento de Alcântara (Brasil)
Centro de Lançamento de Alcântara (Brasil)

Se você pensa que só existem lugares fora do Brasil proibidos para visitação, está muito enganado. Localizado no Maranhão, O Centro de Lançamento de Alcântara, é uma base de lançamentos de foguetes da Agência Espacial Brasileira (AEB). O local está situado no hemisfério Sul e é um dos principais centros para lançamentos com economia de combustível, já que ele está próxima à linha do Equador. O local é restrito, mas no Google Earth é possível observar as instalações da base, como a estação de lançamento e seus hangares.

12. Ilha da Queimada Grande (Brasil)

Ilha da Queimada Grande (Brasil)
Ilha da Queimada Grande (Brasil)

Outro local de díficil acesso dentro do nosso país, a Ilha da Queimada Grande, situada no litoral do estado de São Paulo, está a 35 km da costa de Itanhaém e Peruíbe. Mas a distância aqui nem é o maior dos problemas, na verdade, essa é conhecida por abrigar a segunda maior concentração de cobras do mundo. Entre elas está a jararaca-ilhoa, uma das serpentes mais perigosas para os seres humanos. O acesso à ilha é estritamente proibido, sendo restrito apenas a pesquisadores.

11. Usina nuclear de Chernobil (Ucrânia)

Usina nuclear de Chernobil (Ucrânia)
Usina nuclear de Chernobil (Ucrânia)

Chernobil, localizada na Ucrânia, foi palco do maior acidente nuclear da história. A usina nuclear do local teve sua construção iniciada em 1972 e entrou em operação em 1977. Na época, era considerada a usina mais segura da antiga União Soviética, mas esse título não foi o suficiente de para evitar um acidente ocorrido em 1986 que resultou na evacuação imediata da cidade. Hoje, depois da queda significativa da radiação, até existem passeios turísticos organizados para lá, mas quem será o corajoso de se aventurar nesse solo radioativo? A melhor forma é pelo Google Earth.

10. Usina nuclear de Fukushima (Japão)

Usina nuclear de Fukushima (Japão)
Usina nuclear de Fukushima (Japão)

Outro acidente nuclear acontece em Fukushima, no Japão, em 2011, quando a usina foi atingida por um tsunami e um terremoto, resultando na perda de seu sistema de refrigeração e causando o derretimento dos núcleos do complexo, além de diversas explosões. Devido ao risco de radioatividade, o acesso a certas áreas ficou restrito, como o entorno imediato da usina. Se quiser ver como o local está hoje, pode ter uma noção pela visualização aérea usando o Google Earth.

9. Fort Knox (EUA)

Fort Knox (EUA)
Fort Knox (EUA)

Na cidade do Kentucky, nos Estados Unidos, está localizado o United States Bullion Depository, um depósito altamente protegido que abriga grande parte das reservas de ouro do país, bem como relíquias de valor inestimável, como a Constituição dos Estados Unidos. Por todo esse valor, o local é extremamente restrito, como seria de se esperar.

8. Santuário de Ise (Japão)

Santuário de Ise (Japão)
Santuário de Ise (Japão)

O Japão também reserva locais secretos, e um deles é o Santuário de Ise, um dos principais templos do xintoísmo no país. A estrutura é dedicada a Amaterasu, a deusa do sol, e a cada 20 anos, todo o santuário é reconstruído. O acesso ao santuário principal é restrito, com muros que impedem a aproximação dos visitantes e a captura de fotografias. Com a ajuda do Google Earth, é possível visualizar uma imagem aerea desse local sagrado, inclusive em 3D.

7. Svalbard Seed Vault (Noruega)

Svalbard Seed Vault (Noruega)
Svalbard Seed Vault (Noruega)

Encontrado no arquipélago de Svalbard, próximo ao Polo Norte, o Svalbard Seed Vault é o maior banco de sementes do mundo, dedicado à preservação de 90% das variedades de sementes conhecidas globalmente. A proposta por trás desse projeto é que, em caso de eventos adversos, o local sirva como um repositório para auxiliar na recuperação da flora do nosso planeta. Não é a toa que o acesso a esse local é rigorosamente restrito.

6. Niihau (Havaí)

Niihau (Havaí)
Niihau (Havaí)

No Havaí, a ilha de Niihau é a sétima em tamanho em relação às ilhas vizinhas da região, mas ela tem também outra particularidade. Com acesso controlado, alguns turistas conseguem visitar praias específicas, além de passeios de helicóptero sobre a ilha e expedições de caça em áreas designadas. Entretanto, para preservar tanto a cultura quanto a fauna local, os turistas não podem podem interagir com os habitantes da ilha e nem mesmo visistar outras áreas restritas.

5. Monte Mabu (Moçambique)

Monte Mabu (Moçambique)
Monte Mabu (Moçambique)

Situado a 1.700 metros acima do nível do mar, o Monte Mabu abriga a maior floresta tropical de média altitude da África e foi o próprio Google Earth quem fez a sua descoberta. Devido ao difícil acesso, o ecossistema permaneceu praticamente intocado pela interferência humana, quando em 2005, um grupo de pesquisadores identificou um padrão semelhante ao de outra floresta próxima e, após três anos, conseguiram explorá-la em uma expedição. Essa notável descoberta rendeu à floresta o apelido de "Floresta do Google".

4. Cavernas de Lascaux (França)

Cavernas de Lascaux (França)
Cavernas de Lascaux (França)

As cavernas de Lascaux, na França, abriga diversas estruturas que contêm pinturas rupestres com aproximadamente 17 mil anos de idade. Até 2008, o local era aberto ao público, mas foi fechado devido à destruição das pinturas causada por um fungo. Atualmente, apenas um seleto grupo de pesquisadores tem acesso ao local e, swe você não faz parte desse grupo, é possível obter apenas uma visão aerea do terreno pelo Google Earth.

3. Ilha Poveglia (Itália)

Ilha Poveglia (Itália)
Ilha Poveglia (Itália)

A Ilha Poveglia, em Veneza, na Itália, é um local fechado ao público por causa de sua história bastante sombria. Acontece que no século XVIII, dois navios atracaram na ilha com vários passageiros infectados pela peste bubônica. Como resultado, a ilha foi convertida em um centro de tratamento para essa doença.Mais tarde, a ilha foi transformada em um manicômio. Esse histórico fez com que a ilha fosse vista como um local assombrado. Em 1968, a ilha foi abandonada e fechada ao público.

2. Ilha Sentinela do Norte (Índia)

Ilha Sentinela do Norte (Índia)
Ilha Sentinela do Norte (Índia)

A Ilha de Sentinel do Norte faz parte da Índia e está localizada na porção leste da Baía de Bengala, a pouco mais de 1.000 km da costa indiana. A ilha é um dos lugares mais isolados do mundo, mas não por conta da sua localização geográfica. O verdadeiro desafio aqui são os habitantes locais, que se recusam a ter qualquer contato com pessoas de fora da ilha e podem se tornar violentos com estrangeiros. Para se ter uma ideia, em 2004, um helicóptero do governo indiano sobrevoou a ilha para verificar a situação após um devastador tsunami e foi atacado com flechas e pedras. Em 2006, dois pescadores que se aproximaram da ilha por acidente foram tristemente mortos pelos habitantes locais. O único jeito de visitar esse local é usando o Google Earth.

1. Area 51 (EUA)

Area 51 (EUA)
Area 51 (EUA)

Você com certeza já ouviu falar sobre a Área 51, uma base militar localizada no deserto de Nevada nos Estados Unidos, que sempre despertou a imaginação das pessoas devido às suas possíveis conexões com naves alienígenas e pesquisas altamente secretas. Devido ao seu caráter militar, o acesso ao público é restrito, mas usando o Google Earth, você consegue ver as instalações do local, bem como o Lago Groom, um lago de sal utilizado pelos militares como pista de decolagem.