Usar máscara é a melhor maneira que temos atualmente para evitar a propagação do novo coronavírus, causa da COVID-19. Ao usar uma máscara em ambientes públicos, você colabora com a saúde pública. Além disso, em muitas cidades, o uso é obrigatório nos espaços comunitários. Independente do caso, confira como fazer sua própria mascara sem costura, apenas com coisas que você tem em casa.

O uso da máscara ajuda um pouco a protegê-lo contra a contaminação, mas o maior objetivo é proteger as pessoas ao seu redor. Isso porque você pode ter a doença, mas não está apresentando sintomas. E a máscará retém as pequenas gotículas que saem de sua boca ou nariz ao falar, tossir ou espirrar.

Se todos usarem máscaras, todos poderão ficar mais protegidos. Além disso, ao usar uma máscara de pano, você evitará tocar no rosto e se infectar enquanto estiver fora de casa.

Atenção: Certifique-se de lavar frequentemente as suas máscaras com água e detergente comum para roupas. Além disso, nunca utilize a máscara molhada, sempre seque-a bem antes de usar.

Escassez de máscaras cirúrgicas e N95

E embora existam máscaras mais eficazes na proteção, essas máscaras cirúrgicas e respiradores N95 estão escassos no mercado, e a prioridade é para os profissionais de saúde, que são a linha de frente no combate ao Coronavírus.

Os profissionais de saúde que cuidam de pessoas diagnosticadas com COVID-19 estão muito mais expostos ao vírus. Por isso, o público em geral deve usar máscaras faciais de tecido, e as máscaras de melhor qualidade deve ser priorizadas para os trabalhadores.

Outras recomendações de saúde para prevenção do COVID-19

  • Lave as mãos regularmente. Use água e sabão e lave toda a superfície, incluindo dedos e costas das mãos por pelo menos 20 segundos. O uso do álcool em gel 70% para as mãos é aceitável se você não conseguir lavar as mãos.
  • Cubra o rosto ao tossir com um lenço de papel ou com a parte interna do cotovelo.
  • Evite tocar seu rosto, porque você pode transmitir o vírus das suas mãos para a boca, nariz ou olhos.
  • Fique em casa, e evite ao máximo as idas ao supermercado ou ao médico. Além disso, quando tiver que ir, procure ir sozinho.
  • Pratique o distanciamento social mantendo-se a pelo menos 6 pés de distância de outras pessoas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda evitar reuniões de 10 ou mais pessoas, o que deve ser fácil se você ficar em casa.
  • Limpe e desinfete diariamente as superfícies tocadas com frequência.

Algumas regras para usar corretamente a máscara:

  • Não compre máscaras médicas (cirúrgica e N9%). Os profissionais de saúde já estão enfrentando uma escassez devastadora de suprimentos, e não devemos usar máscaras protetoras que pacientes doentes e profissionais de saúde devem usar.
  • Não use máscara em crianças menores de 2 anos, em pessoas com dificuldade em respirar ou quem não é capaz de remover a máscara sozinho.
  • Para remover a máscara, agarre-a pelo elástico lateral e lave as mãos depois de tocá-la.
  • Armazene a máscara usada ​​em um saco plástico até ter a oportunidade de lavá-la.
  • Lave o rosto regularmente.

Materiais necessários para fazer sua máscara facial caseira

Fazer uma máscara facial de pano é muito simples, e muitos padrões não requerem habilidades profissionais de costura ou mesmo uma máquina de costura. Contanto que você tenha os seguintes materiais, poderá criar facilmente própria máscara facial:

  • algum tipo de tecido, como uma camiseta velha limpa ou outro pano
  • tesouras
  • elásticos ou laços de cabelo
  • régua ou fita métrica

Passo a passo para fazer uma máscara caseira sem costura

A máscara de pano descrita abaixo é eficaz contra a disseminação do Coronavírus e leva apenas alguns minutos para ser feita. Além disso, você não vai precisar de uma máquina de costura, tampouco de linha e agulha.

1. Máscara facial com laços de cabelo

Materiais necessários

  • uma camiseta velha limpa, ou outro tecido
  • tesoura
  • régua ou fita métrica
  • 2 elásticos ou laços de cabelo grandes

Como Montar

Coronavírus: Como fazer sua própria máscara em casa sem costura?
  1. Corte um quadrado de 20 centímetros de uma camiseta (corte horizontalmente), para que você tenha uma tira de material.
  2. Dobre o tecido em três partes, de baixo para o meio e de cima para o meio. Repita este passo uma segunda vez.
  3. Prenda um elástico (pode ser de cabelo) em cada extremidade (esquerda e direita), deixando alguns centímetros de tecido, para que cada lado pareça uma embalagem.
  4. Dobre o excesso de material sobre a banda, com cada lado reunido no meio, adicionando outra camada à máscara.
  5. Coloque uma faixa sobre cada orelha, certificando-se de que o material se encaixe perfeitamente no seu rosto. A pressão no seu rosto deve manter o material e os elásticos no lugar.