Uma das medidas tomadas pelas empresas durante esse período em que devemos evitar aglomerações foi a decisão de liberar o trabalho em home-office, uma medida muito positiva, mas trabalhar neste regime reserva uma série de cuidados para dar certo. O ambiente é diferente mas sua rotina deve ser a mais próxima do seu dia a dia fora de casa.

Um dos primeiros passos é conseguir separar seus afazeres profissionais dos pessoais, isso faz com que você tenha que conversar com seus familiares, para que seja definido um horário para todos, de modo que você não seja incomodado, você será, mas que isso não se torne um hábito para outras pessoas que estão em casa. Afinal normalmente naquele horário você não estaria em casa.

Como funcionam os horários?

Não só se preocupe em começar o trabalho na hora certa, mas também em terminar o trabalho na hora certa, concentre-se na produtividade e esqueça a hora extra.

Busque também manter sua rotina de trabalho, isso inclui pausas durante o dia, não fique o tempo todo diante do computador, isso pode causar cansaço excessivo e fazer você perder rapidamente o foco. Vá ao banheiro, beba água, almoce nos horários de costume, movimente-se!

Local em casa importa?

O ideal é que você tenha um local tranquilo dentro de casa para que interrupções não se façam regra. Uma das dicas mais importantes é, pode parecer estranho, mas lá vai... Vista-se para trabalhar. Não é porque você está em casa, que irá levantar da cama, tomar seu café e sentar diante do computador de pijama.

Com o surto do novo coronavírus, essa medida vem sendo tomada de maneira assertiva pelas empresas, seria muito interessante ver as empresas descobrindo o quanto conseguiriam economizar com esse regime de trabalho.

O home-office é bom tanto para o empregado quanto para o patrão e, agora, evita que os funcionários utilizem transporte público e evitem aglomerações. Aplicativos de mensagem como Telegram, Whatsapp, Skype e até o Messenger do Facebook, permitem fazer reuniões rápidas mantendo assim um nível de produtividade adequado.

Neste momento o objetivo principal é manter o máximo de pessoas em casa para evitar a curva de infecção pelo Covid-19 baixa. Assim o sistema de saúde consegue gerir melhor os casos que infelizmente aparecerão nos próximos dias.

De fato, esse seria o momento, como citei acima, das empresas enxergarem o que esse regime de trabalho pode proporcionar para todos os envolvidos. Mas é sabido também que algumas funções exigem a presença nos locais de trabalho. Sim, o home-office não serve para todos. Mas pode ser utilizado por muitos.

Eu trabalho em regime de Home-Office a mais de 15 anos, com empresas diferentes, então não é uma mudança para mim, a opção de trabalhar em casa sempre foi ideal para mim. Mas não se engane, as coisas não são tão simples assim.

Mas após um breve período de adaptação, pode ser que você não queira mais trabalhar no seu escritório, eu costumo dizer que tive sorte, todo esse período em home-office e trabalhando e recebendo por produtividade me permitiram ter uma flexibilidade grande, que também deve ser tratada com cautela.