O POCO F5 está entre nós com design remodelado, promessa de mais desempenho, maior eficiência energética e a mesma qualidade já conhecida nos produtos da marca. Entretanto, o que realmente mudou desde o lançamento do POCO F4? Será que temos mais do mesmo ou já temos novidades que justifiquem um novo lançamento? Veja esse comparativo entre o POCO F5 e POCO F4 e descubra o que mudou.
Comparativo: POCO F5 vs POCO F4
Analisamos a ficha técnica, testes e outros materiais que criamos com os dois aparelhos para identificar quais foram as mudanças entre as duas gerações. Abaixo, veja os departamentos analisados neste comparativo:
Câmeras
![POCO F5 - Câmeras POCO F5 - Câmeras](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/46534/330/poco-f5-cameras-1.jpg)
Começando pelas câmeras, podemos dizer que a POCO não quis mexer em time que está ganhando e por isso decidiu manter praticamente as mesmas configurações. Em ambos aparelhos temos uma configuração tripla na traseira, liderada por um sensor principal de 64 MP com foco automático e estabilização optica de imagem, aliado ainda de uma ultrawide de 8 MP com abertura f/2.2 e por fim, uma macro de 2 MP com abertura f/2.4. Ambos gravam vídeos em até 4K a 60 fps. Para selfies, a empresa tirou a lente frontal de 20 MP do POCO F4 e integrou uma de 16 MP no POCO F5.
Embora tenham configurações iguais, os resultados nas fotos são diferentes. Por exemplo, parece que a POCO entendeu que o POCO F4 tinha um problema irritante de equilíbrio de branco, onde deixava tudo meio pálido ou estourado. O POCO F5 concentra melhor as cores, mesmo quando você captura a própria fonte de luz na imagem. Olha essa foto da mesa onde há uma luminária e uma fita de LED lá atrás. O POCO F5 isola perfeitamente o espaço de cada uma das cores azul e laranja em torno de onde elas vem, coisa que o POCO F4 não faz.
Além disso, tanto as selfies como as fotos em ambientes noturnos melhoraram consideravelmente no lançamento deste ano. Enquanto o POCO F4 esbranquiça exageradamente as imagens, o POCO F5 te permite observar até mais detalhes, mesmo quando há ausência de luz. POCO F5 abre o placar e sai na frente nesse comparativo.
Compare as fotos:
![Câmera ultrawide em ambiente interno iluminado Câmera ultrawide em ambiente interno iluminado](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/ultrawide2.jpg)
![Modo retrato em ambiente externo Modo retrato em ambiente externo](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/retrato.jpg)
![Selfies em ambiente externo Selfies em ambiente externo](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/selfie1.jpg)
![Selfies em ambiente interno Selfies em ambiente interno](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/selfie2.jpg)
![Selfies em ambiente externo Selfies em ambiente externo](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/selfie3.jpg)
![Selfies em ambiente interno Selfies em ambiente interno](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/selfie-noturna.jpg)
![Selfies em ambiente interno com melhor posicionamento da luz Selfies em ambiente interno com melhor posicionamento da luz](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/selfie-noturna2.jpg)
![Câmeras traseiras para analise de cores Câmeras traseiras para analise de cores](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/traseira.jpg)
![Câmeras traseiras em ambiente externo Câmeras traseiras em ambiente externo](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/traseira2.jpg)
![Câmeras traseiras em ambiente interno Câmeras traseiras em ambiente interno](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/traseira3.jpg)
![Câmeras traseiras em ambiente interno Câmeras traseiras em ambiente interno](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/traseira-escura.jpg)
![Câmera ultrawide em ambiente interno com pouca iluminação Câmera ultrawide em ambiente interno com pouca iluminação](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/galeria/962/thumb/ultrawide.jpg)
Hardware e desempenho
O departamento de hardware e desempenho é geralmente onde as diferenças ficam mais evidentes. O POCO F5, por exemplo, vem equipado com o novíssimo Snapdragon 7+ Gen 2 — processador octa-core de 2.91 GHz, GPU Adreno 725 e litografia de 4 nm. O seu antecessor veio com o Snapdragon 870 5G — octa-core de 3.2 GHz, Adreno 650 e construção de 7 nm. Em termos de memória, temos opções de 8 GB e 12 GB RAM nos dois casos, bem como armazenamento de 256 GB.
Em todos os testes de benchmark realizados pelas principais plataformas do mercado, como AnTuTu, 3D Mark e Geekbench, o processador do POCO F5 fica na frente, ostentando mais performance e eficiência energética. Por aqui, testamos eles em jogos e o POCO F5 confirmou seu favoritismo, sendo o top 1 em PUBG, batendo 90 FPS e 100% de estabilidade, top 2 em Tower of Fantasy, com 75 FPS e 96 de estabilidade, e top 4 em Genshin Impact, com 93 de estabilidade a 59 FPS. Nesse último o POCO F4 ficou em 9º lugar. Mais um ponto para o POCO F5.
Veja os testes em jogos dos dois aparelhos:
Bateria
Em termos de bateria, a POCO também aproveitou para dar uma incrementada no POCO F5. Embora só o modelo Pro tenha a inédita tecnologia para carregamento wireless, o POCO F5 "normal" também trouxe um tanque energético melhor que seu antecessor, agora com 5.000 mAh. O POCO F4 tem apenas 4.500 mAh. Apesar da diferença de capacidade, ambos tem suporte a cargas de até 67 watts.
![O POCO F5 vem com carregador de 67 watts incluso na caixa O POCO F5 vem com carregador de 67 watts incluso na caixa](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/46534/330/poco-f5-bateria.jpg)
No teste completo de bateria do Oficina da Net, onde analisamos os celulares por um período de 7h45min em uso intenso, onde os smartphones são submetidos a diferentes cenários, como jogos, gravação de vídeo, navegar por redes sociais e assistir vídeos no Youtube, assim simulando o que você faria com o smartphone durante um dia, no final do teste, tivemos os seguintes resultados:
POCO F5 | POCO F4 | |
Tempo de tela | +7h45min | +7h45min |
Consumo de bateria | 82% | 93% |
Tempo de carregamento | 50min | 42min |
Completou o teste | Sim | Sim |
O teste de baterias do Oficina da Net comprovou que o POCO F5 é capaz de aguentar mais tempo ligado fazendo as mesmas tarefas. Não é à toa que o POCO F5 é agora o 12º melhor em bateria de todos os quase 60 celulares que já passaram por aqui, enquanto o POCO F4 é só o 27º colocado.
Design e construção
![POCO F5 vs POCO F4 POCO F5 vs POCO F4](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/46534/330/poco-f5-poco-f4-construcao.jpg)
Esse tópico não serve para dizer qual o modelo mais bonito, pois cada usuário tem seu gosto pessoal. Na verdade, gostamos de avaliar a construção, como a escolha do material, recursos de segurança e funções adicionais. Por exemplo, o POCO F5 tem a traseira em plástico, diferente do POCO F4, que veio com um acabamento em vidro para dar um aspecto mais premium. Ambos contam com Gorilla Glass 5 na proteção frontal, e IP53 como resistência a respingos e poeira.
Quanto ao design em si, o POCO F5 também abandonou o módulo retangular que organiza as lentes traseiras em uma grande plataforma circular, e agora tem suas lentes alojadas individualmente, o que por si só já o torna mais chamativo. Ambos contam com proteção IP53, capaz de resistir a certa medida de poeira e água, mas não podem ser mergulhados nela.
Em torno do seu corpo, a fabricante oferece o conector USB 2.0, sistema de alto-falantes estéreo, controle de volume e botão power na lateral nos dois modelos. Além disso, a POCO trouxe de volta o conector P2 para fones de ouvido de 3,5 mm, recurso ausente no seu antecessor. Por ser mais completo, mais um ponto para o POCO F5.
Tela
Em tela também temos poucas mudanças. A fabricante preferiu manter o tamanho de 6,67 polegadas no seu novo lançamento, que também possui a mesma tecnologia AMOLED do seu antecessor. Ambos contam com resolução de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, proteção Gorilla Glass 5 contra arranhões e alguns tipos de quedas acidentais, suporte a HDR10+, 68B Colors e Dolby Vision para maior qualidade de cores e imersividade.
![POCO F5 vs POCO F4: Tela POCO F5 vs POCO F4: Tela](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/46534/330/poco-f5-poco-f4-tela.jpg)
A única diferença entre os dois painéis é que o POCO F5 perdeu um pouco do seu brilho, caindo de um pico de 1.300 nits do POCO F4 para 1.000 nits no modelo atual. Por conta disso, ponto para a tela do POCO F4.
Preços
Os preços de 8 GB de RAM + 256 GB de armazenamento, tem preços bem atrativos no mercado importado. O POCO F5, por exemplo, foi lançado com o preço sugerido próximo de R$ 1.870. O POCO F4 sai por aproximadamente R$ 1.971 com a mesma configuração.
Ou seja, o POCO F5 está mais barato que o POCO F4, comprando na China. O que confirma a total vitória do POCO F5 sob seu antecessor.
POCO F5 vs POCO F4: o que mudou entre as gerações?
![POCO F5 vs POCO F4: o que mudou entre as gerações? POCO F5 vs POCO F4: o que mudou entre as gerações?](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/46534/330/poco-f5-vs-poco-f4-o-que-mudou-entre-as-geracoes.jpg)
Depois de analisar cada um dos departamentos, podemos apontar quais são as principais diferenças entre as duas gerações da linha POCO F. O POCO F5 tem um melhor desempenho em jogos, graças ao seu novo processador Snapdragon 7+ Gen 2, além de uma bateria mais eficiente e uma construção mais completa, como o conector P2 para fones de ouvido retornando após ficar ausente no POCO F4.
Já o POCO F4 tem uma tela ligeiramente melhor por causa do seu nível de brilho mais requintado. Já em câmeras, as fotos de ambos tem bastante qualidade, especialmente em ambientes externos e com bastante iluminação, mas deu para perceber que o POCO F5 conseguiu manter o que já era bom no POCO F4 e corrigiu quase todos os seus defeitos. Assim, com o placar avassalador de 5 a 1 em nossa análise, o POCO F5 é o grande vencedor desse duelo.