Hoje é segunda-feira, 6 de outubro, e também é o último dia da fase Crescente, com a Lua exibindo cerca de 96% de visibilidade. Em poucas horas, começaremos a viver um dos momentos mais aguardados do ano astronômico: a primeira Superlua de 2025, conhecida também como Lua da Colheita, que atingirá seu ápice às 00h47 da madrugada desta terça, 7 de outubro.

Como observar hoje e amanhã?

Hoje (06/10): Procure um local com vista para o horizonte leste após o pôr do Sol. A Lua nascerá gigante, brilhante e com uma tonalidade dourada única próxima ao horizonte. Esse é o momento ideal para quem quer tirar fotos espetaculares.

Amanhã (07/10): O pico da Superlua será na madrugada, mas ela permanecerá visualmente impressionante durante toda a noite, aparecendo 6,6% maior e 13% mais brilhante que uma Lua Cheia comum.

Dica especial 🪐

Observe também Saturno, que estará muito próximo da Lua. Você verá o planeta como um ponto brilhante amarelado ao lado do disco lunar.

Calendário lunar de outubro de 2025

O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:

  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de setembro, às 20h53 ✅
  • 🌕 Lua Cheia: começa em 7 de outubro, às 00h47
  • 🌗 Lua Minguante: começa em 13 de outubro, às 15h12
  • 🌑 Lua Nova: começa 21 de outubro, às 9h25
  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de outubro , às 13h20

Por que esta Superlua é especial?

A Superlua da Colheita ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica (cerca de 363.300 km de distância). Diferente de outras luas cheias, a Lua da Colheita nasce quase no mesmo horário por várias noites consecutivas, oferecendo múltiplas oportunidades de observação.

Por conta do seu brilho intenso, a Lua da Colheita foi de grande ajuda na história humana. Imagem: Oficina da Net
Por conta do seu brilho intenso, a Lua da Colheita foi de grande ajuda na história humana. Imagem: Oficina da Net

Este fenômeno recebeu o nome "da Colheita" porque na história humana, sempre foi a fase que ajudava agricultores a trabalhar até mais tarde, aproveitando o brilho extra durante a época de colheita no hemisfério norte.

Quantas fases a Lua tem?

O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.

Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

Fases da Lua
  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Curiosidade do dia 🤔

Durante uma Superlua, o efeito de ilusão lunar fica ainda mais evidente: quando a Lua está próxima ao horizonte, nosso cérebro a compara com objetos terrestres (árvores, prédios), fazendo-a parecer muito maior do que quando está alta no céu. Cientificamente, é o mesmo tamanho, mas a percepção visual é impressionante, principalmente durante o nascer ou pôr da Superlua.

Resumo rápido da Lua hoje:

  • Fase atual: hoje, 06/10, a Lua está em fase Crescente.
  • Melhor horário para observação: logo após o pôr do Sol.
  • Próxima fase: Lua Cheia: 7/10, à 00h47.

Próximos eventos astronômicos:

  • Superluas restantes de 2025: 5 de novembro e 4 de dezembro
  • Chuva de meteoros Orionidas: pico em 21 de outubro
  • Conjunções planetárias: durante todo outubro

Amanhã voltamos com dicas diárias, atualizações da fase e mais curiosidades científicas sobre a Lua.

👉 Veja outros conteúdos semanais que produzimos no Oficina da Net, como a lista dos lançamentos de filmes e séries no streaming e, se você está pensando em pegar um cineminha, veja também a programação do que está em cartaz nesta semana.