Nesta quinta-feira (7), a Lua continua ganhando destaque no céu e já atinge 96,92% de visibilidade, o que quer dizer que ela já está "quase cheia". Neste momento, estamos na fase Crescente Gibosa, nome dado à fase da Lua quando ela com mais da metade da sua superfície visível iluminada pelo Sol, mas ainda não está totalmente redonda. A Lua Cheia mesmo começa no sábado, 9 de agosto.

Calendário lunar de agosto

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga informações detalhadas sobre as fases da Lua, incluindo os horários exatos de cada transição. Neste mês de agosto de 2025, o calendário lunar é o seguinte:

  • Lua Crescente: iniciou em 1º de agosto às 9h41 ✅
  • Lua Cheia: inicia no dia 9 de agosto ás 4h55
  • Lua Minguante: inicia no dia 16 de agosto ás 2h12
  • Lua Nova: inicia no dia 23 de agosto ás 3h06

O que é o ciclo lunar?

O ciclo lunar, também conhecido como lunação, dura em média 29,5 dias. Nesse intervalo, a Lua passa pelas quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada uma dessas fases dura aproximadamente sete dias, com uma mudança gradual que permite à Lua mostrar diferentes porções iluminadas, dependendo da sua posição em relação à Terra e ao Sol.

Durante a lunação, temos também as chamadas interfases, que são estágios intermediários. Entre as fases Nova e Cheia, observamos a Lua em Quarto Crescente e a Crescente Gibosa. Após a Lua Cheia, passamos para as interfases Minguante Gibosa e Quarto Minguante, que levam à fase Minguante final.

Fases da Lua

Então, ao todo, a Lua tem oito fases. São elas:

  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Você sabia? 🤔

Sempre que você olha para o céu, você vê a mesma face da Lua. Isso ocorre porque a rotação da Lua ao redor de si mesma dura o mesmo tempo que sua translação ao redor da Terra. É um fenômeno chamado de "rotação síncrona".

O significado de cada fase da Lua

Fases da Lua. Imagem: Reprodução
Fases da Lua. Imagem: Reprodução

As fases da Lua são um dos fenômenos mais conhecidos e apreciados no céu noturno. Elas acontecem devido à posição relativa entre a Lua, a Terra e o Sol. Cada fase tem características específicas e visibilidade diferente, o que torna o ciclo lunar interessante de observar e entender.

Lua Nova

A fase inicial do ciclo lunar ocorre quando a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol. Durante a Lua Nova, a face visível da Lua não é iluminada, o que significa que ela não pode ser observada da Terra. É a fase mais escura e representa um recomeço, sendo associada, em muitas culturas, à renovação.

Lua Crescente

Conforme a Lua se move ao longo de sua órbita, a luz solar começa a iluminar a sua metade oeste. No Hemisfério Sul, a Lua Crescente assume a forma de um "C", enquanto no Hemisfério Norte, lembra a letra "D". Essa fase representa o crescimento, um momento de expansão e desenvolvimento.

Lua Cheia

Quando a Terra está entre o Sol e a Lua, o satélite reflete a luz solar em toda sua face voltada para nós, tornando-se totalmente visível e brilhante. Esse é o momento em que a Lua está na sua máxima iluminação e é associada a energia e plenitude. A Lua Cheia é popularmente associada a eventos místicos e é também a fase ideal para admirar crateras e montanhas lunares.

Lua Minguante

Na fase minguante, a luz solar começa a iluminar a metade leste da Lua, que gradualmente se reduz em visibilidade. Para quem observa do Hemisfério Sul, a Lua assume a forma de um "D", enquanto no Hemisfério Norte, parece um "C". Esta fase marca um momento de finalização, um período de introspecção e calmaria.

Como está a Lua hoje?

Hoje, quinta-feira, 7 de agosto, estamos no sétimo dia da Lua Crescente, a segunda fase do ciclo lunar de agosto. A próxima fase é a Lua Cheia que começa daqui há apenas dois dias.

👉 Aproveite e veja também nossos outros conteúdos do dia, como os filmes que estão em cartaz nos cinemas do Brasil e o que está sendo lançado na Netflix, Prime Video e Max nesta semana.