Um professor brasileiro, chamado Patryk Sofia Lykawka, pode ter feito uma descoberta incrível sobre o Sistema Solar. Ele estudou os movimentos de objetos distantes chamados objetos transnetunianos, que estão no Cinturão de Kuiper, após Netuno e o que ele encontrou sugere que pode existir um planeta a mais do que pensávamos, lá no cantinho mais distante do nosso Sistema Solar.

Suposto planeta tem até 3 vezes a massa da Terra

Professor brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar (Imagem: Reprodução)
Professor brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar (Imagem: Reprodução)

Esses objetos transnetunianos têm órbitas estranhas, algumas não parecem depender só da gravidade dos planetas que conhecemos. O professor fez simulações imaginando a presença de um planeta adicional, um pouco parecido com a Terra, localizado muito longe, a mais de 200 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Em entrevista a agência de notícias da Unisinos, Patryk explicou:

"Obtive resultados que poderiam explicar as propriedades orbitais das populações do Cinturão de Kuiper distante."

Ele descobriu que esse planeta hipotético pode ter uma massa de 1,5 a 3 vezes a da Terra. Em outras palavras, seria como se tivéssemos mais um planeta, e ele poderia estar lá longe, influenciando os movimentos desses objetos distantes no Cinturão de Kuiper.

Segundo o professor, esse planeta imaginário poderia ter três possíveis órbitas, variando entre 200 e 800 vezes a distância da Terra ao Sol. Se essa descoberta for confirmada, nosso Sistema Solar poderia ganhar um novo membro, e talvez precisaríamos repensar o que chamamos de "planeta", já que esse planeta distante seria bastante diferente dos outros que conhecemos.

"Além disso, assim como ocorreu em 2006 com a reclassificação de Plutão, precisaríamos aprimorar a definição de 'planeta', já que um planeta massivo localizado muito além de Netuno provavelmente pertenceria a uma nova classe", concluiu o professor.

Fonte: O Globo