Cientistas estão emitindo alertas sobre uma iminente supertempestade solar que poderia resultar em um verdadeiro "apocalipse" na internet por vários meses. Essa tempestade, originada de explosões solares que liberam massa coronal (EMC) em direção à Terra, tem o potencial de interferir significativamente no campo magnético do nosso planeta.

O pesquisador Peter Becker, colaborador de um projeto envolvendo a Universidade George Manson e o Laboratório de Pesquisa Naval nos Estados Unidos, busca desenvolver um sistema capaz de alertar a população com aproximadamente 18 horas de antecedência, antes que as partículas solares comecem a afetar o campo magnético terrestre.

O que é a supertempestade solar?

O que é a supertempestade solar?
O que é a supertempestade solar?

Becker explica que durante uma EMC, ocorrem grandes erupções de gás ionizado a altas temperaturas, originadas na coroa solar. Quando essas emissões atingem o campo magnético terrestre, podem desencadear tempestades geomagnéticas, prejudicando as comunicações e as estações elétricas.

"O evento é particularmente preocupante agora, pois a internet se desenvolveu em um período em que o Sol estava relativamente calmo. No entanto, agora estamos ingressando em uma fase mais ativa do ciclo solar. Esta é a primeira vez na história que temos uma atividade solar tão intensa enquanto a sociedade é tão dependente da internet."

Professor Peter Becker à Fox Weather

Riscos para a Infraestrutura Tecnológica

Becker destaca que uma supertempestade solar semelhante já ocorreu em 1859. No contexto atual, com a sociedade economicamente dependente da internet, ele teme que a ejeção de massa coronal possa desencadear um período caótico, afetando a rede elétrica, satélites, GPS e outros equipamentos de comunicação.

Durante o Evento de Carrington em 1859, faíscas foram observadas nas linhas telegráficas, e alguns operadores foram eletrocutados devido à alta tensão. Becker alerta que, agora, uma EMC poderia incapacitar sistemas por várias semanas a meses, exigindo uma extensa reconstrução da infraestrutura.

Segundo ele, o ciclo solar atual atingirá o pico em 2024, com cerca de 10% de probabilidade de ocorrer algo significativo na próxima década, potencialmente ameaçando a estabilidade da internet. Ele destaca a importância do aviso prévio para permitir que as pessoas desliguem seus dispositivos eletrônicos e evitem danos.

"Há medidas que podem ser tomadas para mitigar o problema, e o alerta é uma delas. A longo prazo, fortalecer a internet é um desafio econômico, e esse projeto funcionaria como uma apólice de seguro. Pode ser algo que nunca precisaremos, mas fortalecer o sistema custaria trilhões", conclui Becker.