A Turquia e Síria foram vítimas de um grande terremoto de magnitude 7.8 nesta semana. Dado o tamanho do estrago, resolvemos montar uma lista dos 10 piores terremotos da história da humanidade. Grande parte dos tremores registaram números parecidos na escala Richter, mas pela localização epicêntrica e fenômenos geo-políticos, causaram a morte de milhares de pessoas.

Essa lista foi desenvolvida com base no número de fatalidades. Caso queira ler uma lista dos terremotos mais potentes da história (pela escala Richter), confira Os 10 terremotos mais potentes da história.

Os 10 terremotos mais fatais já registrados no mundo

O objetivo da lista não é minimizar a tragédia no Oriente Médio, mas sim relembrar solenemente o quão vulneral estamos perante as forças da natureza. Confira os 10 piores terremotos da humanidade:

10 - Chimbote, Peru (1970) - Magnitude 7.9

Destruição no Peru. Fonte: BBC
Destruição no Peru. Fonte: BBC

No dia 31 de Maio de 1970 a costa do Peru foi atingida por um enorme terremoto. Mesmo que o epicentro tenha sido cerca de 30km da costa, o país inteiro foi afetado e tremores foram sentidos até na capital, Lima, cerca de 400 km de distância. Deslizamentos de terra varreram vilarejos inteiros, levando a vida de 70 mil pessoas e deixando outras 800 mil desabrigadas.

Apesar das mortes, esse não foi o terremoto mais potente da America Latina: esse título vai para um terremoto no Chile de 1960, que registrou 9.5 na escala Richter e causou a morte de 6 mil pessoas.

09 - Messina, Italia (1908) - Magnitude 7.5

Destruição na cidade italiana. Fonte: Britannica
Destruição na cidade italiana. Fonte: Britannica

Um terremoto atingiu o Estreito de Messina, que divide a Sicília do restante da Itália, em 28 de Dezembro de 1908. Com uma considerável magnitude de 7.5, o que causou grande parte das mortes foi a Tsunami que varreu a costa da Itália, causando mais de 80 mil mortes.

08- Kashmir, Paquistão (2005) - Magnitude 7.6

Destruição em Kashmir. Fonte: ActionAid India
Destruição em Kashmir. Fonte: ActionAid India

A divisa extremamente violenta entre Índia e Paquistão sofreu um ataque não militar, mas sim da natureza. Foi no dia 8 de Outubro de 2005 que a região montanhosa sofreu com cerca de 86 mil mortos e milhões de desabrigados.

07 - Sichuan, China (2008) Magnitude 7.9

Desastres naturais na Ásia geralmente são muito letais, já que grande parte da população global reside no continente. O terremoto atingiu a região montanhosa de Sichuan, no oeste da China. Cerca de 87 mil pessoas morreram e aproximadamente 10 milhões tiveram suas casas destruídas. Intensificando a tragédia, o tremor ocorreu em horário escolar. Cerca de 10 mil das mortes foram crianças.

06 - Ashgabat, Turcomenistão (1948) Magnitude 7.3

Terremoto de Ashgabat. Fonte: Akipress
Terremoto de Ashgabat. Fonte: Akipress

O terremoto atingiu em cheio e destruiu grande parte da capital do Turcomenistão, na época, uma república Soviética. Os números de mortos nunca foram oficialmente revelados pelo governo, mas estima-se que 10% da população do Turcomenistão pereceu. Entre 10.000 e 110.000 pessoas.

05 - Kanto, Japão (1923) Magnitude 7.9

Tokyo completamente destruída. Fonte: The Atlantic
Tokyo completamente destruída. Fonte: The Atlantic

Por sua localização geográfica estar entre placas tectonicas, o Japão possui um longo histórico de terremotos. O mais fatal ocorreu no dia primeiro de Setembro de 1923, destruindo grande parte de Tokyo e Yokohama. 90% dos prédios foram danificados e 143 mil pessoas morreram.

04 - Haiti (2010) Magnitude 7

Terremoto que destruiu o Haiti em 2010. Fonte. NPR
Terremoto que destruiu o Haiti em 2010. Fonte. NPR

Esse foi um dos desastres naturais mais destrutíveis já registrados na história da humanidade. Fora o imenso número de mortos, cerca de 220 mil pessoas, o país inteiro ficou completamente destruído. Milhares morreram nos meses seguintes ao terremoto, vítimas de doenças e desnutrição. O Haiti aceitou ajuda internacional humanitária de diversos países, e o Exército Brasileiro protagonizou diversas missões de pacificação no país.

03 - Oceano Índico (2004) Magnitude 9.2

Visão aérea da destruição na costa de Banda Aceh, na Indonésia. Fonte: History
Visão aérea da destruição na costa de Banda Aceh, na Indonésia. Fonte: History

O terceiro terremoto mais poderoso já registrado na escala Richter ocorreu no oceano Índico e resultou em tsunamis de 15 a 30 metros de altura. As ondas devastaram os países costeiros Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia. A taxa de mortos oficial é de 227.898, sendo a maior parte residentes da Indonésia.

02 - Haiyuan, China (1920) Magnitude 7.8

,
Mapa que indica o epicêntro do terremoto Chinês. Fonte: Wikipedia

Registrando 7.8 na escala Richter, esse foi um dos terremotos mais letais da China e no mundo. As estimativas variam entre 234 e 273 mil mortos. Segundo o National Geographic, muitos tremores subsequentes ocorreram e deixaram os sobreviventes com medo de construirem qualquer coisa além de abrigos temporários. O inverno severo chegou e matou muitos sobreviventes do terremoto.

01 - Tangshan, China (1976) Magnitude 7.8

A parte preto-e-branco é uma foto da cidade destruída em 1976. A foto colorida é da mesma cidade reconstruída em 2016. Fonte: ChinaDaily
A parte preto-e-branco é uma foto da cidade destruída em 1976. A foto colorida é da mesma cidade reconstruída em 2016. Fonte: ChinaDaily

Assim como no Japão, a localização geográfica da China encontra-se entre diversas placas tectônicas, resultando em terremotos constantes. O terremoto mais letal de nossa lista ocorreu na província de Tangshan, e foi um terremoto binário: 16 horas após o primeiro tremor que registrou 7.8 na escala Richter, um segundo terromoto atingiu a mesma região, também registrando exatos 7.8 de magnitude. Não se sabe exatamente o número de mortes, já que o governo Chinês recusou ajuda internacional e abafou o caso. Estima-se que o número de mortos esteja entre 250 e 700 mil pessoas.

Outros terremotos devastadores

Os terremotos são desastres naturais geográficos que ocorrem desde sempre, então temos diversos registros desses acontecimentos no decorrer da história.

Shaanxi, China (1556)

No ano de 1556, por exemplo, a China sofreu com, possivelmente, o terremoto mais letal da história da humanidade: Os números são confusos, mas estima-se que cerca 100 mil pessoas morreram imediatamente, soterradas nas cavernas onde moravam, e 700 mil morreram de fome e doença nos meses seguintes. Se esse número é alto hoje, lembre que essa tragédia ocorreu numa época onde a população mundial era de apenas meio bilhão de pessoas.

Rhodes (226 a.C)

Rhodes era uma cidade costeira mercantíl famosa por sua enorme estátua de bronze, o Colosso de Rhodes, construída como forma de agradecimento aos deuses. Um terremoto danificou grande parte da cidade e derrubou a estátua, que ficou em pedaços no porto durante séculos.

Representação do Colosso de Rhodes feita em 1880. Fonte: Wikipedia/Domínio Público
Representação do Colosso de Rhodes feita em 1880. Fonte: Wikipedia/Domínio Público

Fukushima (2011)

Outro que ficou de fora da lista foi o terremoto de Fukushima. No dia 11 de Março de 2011 o Japão sofreu com tremores que duraram cerca de 6 minutos, registrando 9.1 na escala Richter.

Apesar da infraestrutura do país ser construída para lidar com terremotos, de nada adiantou as proteções contra tsunamis. As ondas de até 10 metros de altura inundaram a província de Fukushima, levando a vida de 18.428 pessoas. A tsunami também destruiu os reatores da usina nuclear da região, causando o pior desastre nuclear da história desde Chernobil (1986). Até hoje, 330 km² permanecem em quarentena por causa da radiação.