Uma tempestade de meteoros poderá ser vista na madrugada desta terça-feira (31) em diversos estados do Brasil. Na noite de segunda (30) para terça-feira será possível ver cerca de 25 mil meteoros no leste do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Distrito Federal (Brasília), no Tocantins, em Minas Gerais, no Maranhão, no Piauí, no Ceará, no oeste da Bahia, em Pernambuco, em São Paulo e no Paraná.

Chamada de "Tau-Herculídeas", a chuva de meteoros oferecerá uma oportunidade única, que, segundo especialistas, é uma oportunidade única. Um fenômeno dessa magnitude não é visto na Terra em quase 200 anos. De acordo com os cientistas, a última tempestade de meteoros deste nível ocorreu em 1833.

É necessário algo para conseguir observar?

Não é necessário utilizar algum acessório para assistir à tempestade de meteoros, segundo especialistas. Ou seja, a observação não dependerá de nada, será possível ver o espetáculo a olho nu.

O que fazer para ter uma melhor visualização da chuva de meteoros?

De acordo com os cientistas, a luz e os obstáculos do local influenciam na visibilidade do céu para ver a chuva de meteoros. Ou seja, procure um lugar que tenha poucas fontes de luz e que seja aberto, sem muitas casas e prédios.

Qual é o melhor horário para assistir à tempestade de meteoros?

De acordo com Marcelo Domingues, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o melhor horário para assistir à tempestade de meteoros "Tau-Herculídeas" não é somente 1, mas dois. Teremos duas "janelas" para observar os meteoros passando. A primeira delas será meia noite e onze minutos (00:12), no horário de Brasília, e irá durar 15 minutos.

O segundo momento em que será possível ver a chuva de meteoros será próximo de 2:05 da manhã. A duração pode variar entre 20 e 30 minutos. É importante salientar que é possível que haja variação na primeira "janela", podendo adiantar ou atrasar, ou seja, se prepare pelo menos 1 hora antes para assistir ao espetáculo.

Caso queira assistir a tempestade de meteoros, é recomendado que se prepare para observá-los às 23h desta segunda-feira (30).