Brasileiro de 5 anos é o mais jovem do mundo a descobrir asteroides

O garoto Miro Latansio Tsai, de apenas 5 anos de idade, já descobriu 15 corpos celestes confirmados pela NASA, tornando-se o mais jovem do mundo. Confira!

Brasileiro de 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo (Crédito: Arquivo/Reprodução)
Brasileiro de 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo (Crédito: Arquivo/Reprodução)

A NASA (Agência Espacial Americana) homenageou o brasileiro Miro Latansio Tsai, de apenas 5 anos de idade. Natural de São Paulo, o garoto que diz que sempre se interessou por ciência e astronomia, foi reconhecido como a pessoa mais jovem do mundo a descobrir um asteroide. Ao todo, o pequeno Miro já descobriu 15 corpos celestes, todos já confirmados pela agência espacial.

Em reportagem para a Folha de S. Paulo, Carla Latansio, advogada e mãe de Miro, falou que o interesse do garoto por astronomia vem desde os seus primeiros anos de vida.

"Com dois anos ele sabia o nome de todos os planetas do sistema solar. Na primeira visita que fizemos ao Museu Catavento, em São Paulo, na entrada tinham todos os planetas na parede e ele foi passando e apontando os dedinhos e falando os nomes de todos."

A curiosidade do garoto aflorou ainda mais durante a quarentena da pandemia da covid-19, depois que a NASA iniciou um projeto internacional chamado oficialmente de Iasc (Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, na tradução do inglês). Este mesmo projeto também rendeu um prêmio a outra brasileira, a estudante Verena Paccola por ter descoberto um asteroide raro.

Por meio de um programa de computador, Miro conseguiu identificar 15 asteroides entre os meses de outubro e novembro de 2021. Com esse resultado incrível, o menino foi convidado para a 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde recebeu um certificado de mérito do MCTI, além de um outro certificado da Iasc e também da NASA.

Projeto social

Depois de ser reconhecido como o mais jovem descobridor de um asteroide, a mãe de Miro teve a ideia de iniciar um projeto para incentivar outras crianças a desenvolver o gosto pela ciência e astronomia. O projeto foi chamado de "Clubinho do Miro" e lá são compartilhadas informações sobre astronomia e caça de asteroides.

"Eu abri o meu clube de astronomia porque os meus amigos gostaram tanto de ver minha medalha, então eu abri um clubinho para ensinar eles (sic)", afirma o garoto.

Quer comprar um relógio barato? Amazfit BIP U Pro

Comentários
Minha foto
Insira um comentário