Um asteroide gigante conhecido como 2008 GO20, passará por perto da Terra no próximo sábado, dia 24 de julho. O seu tamanho imenso é o dobro do famoso Big Ben (torre com relógio) de Londres, na Inglaterra, e oito vezes maior que o Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro. De acordo com a NASA, essa rocha espacial é grande, passará sim perto da Terra, mas é totalmente inofensivo e não oferece nenhum risco à humanidade.

Asteroide 2008 GO20 passará "perto" da Terra

Como mostra o tabloide britânico Daily Star, esse asteroide tem a órbita inferior a mil vezes a distância entre a Terra e a Lua e seu tamanho não chega a 10 km, o que o faz ser identificado pela NASA como uma rocha espacial do tipo Apollo. Esse nome, que também homenageia o programa espacial que chegou à Lua em 1969, tem ligação com outro objeto que passou perto do nosso planeta em 1862 - fazendo referência ao deus grego da cura, das artes e da poesia.

Ele faz parte dos chamados Objetos Próximos à Terra (Near-Earth Objects), que correspondem a cerca de 2.000 rochas espaciais, cometas e outros objetos que são constantemente monitorados pela Agência Espacial dos EUA, a NASA.

O asteroide 2008 GO20 passará "perto" da Terra a uma distância estimada em 0,02 unidades astronômicas (AU, de "Astronomical Unit", medida que representa a distância entre a Terra e o Sol). Isso dá 4.291.963 de km, mais de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua, que é de 384.400 km. O fenômeno deve acontecer por volta das 16h35 (horário de Brasília). O asteroide passará a uma velocidade de 8 km/s, equivalente a 28.800 km/h e não possui chance de colidir com a Terra.

Totalmente inofensivo

Como forma de ganhar cliques, alguns sites noticiaram a informação acima, mas poucos explicaram os riscos que a aproximação do asteroide 2008 GO20 pode causar à Terra e aos humanos. Na verdade, não há risco algum!

Essa imagem é pura ficção cientifica. Os asteroides que oferecem risco a Terra são extremamente raros. (Imagem:Reprodução/Pixabay)
Essa imagem é pura ficção cientifica. Os asteroides que oferecem risco a Terra são extremamente raros. (Imagem:Reprodução/Pixabay)

O tamanho, velocidade e a aproximação do asteroide são informações corretas. No entanto, ele já é um velho conhecido dos astrônomos, que por sua vez, descartam qualquer perigo causado por esse fenômeno natural. Assim como seu próprio nome indica, o 2008 GO20 foi descoberto em 2008 e neste mesmo ano foi considerado inofensivo. Assim, pode ficar tranquilo que o mundo não vai acabar neste final de semana!