Nesta quinta-feira (17), a China conclui o lançamento de sua primeira missão tripulada de três astronautas rumo a Tiangong-3, a sua estação espacial, que deve ser concluída até o fim do ano que vem. O lançamento ocorreu do centro de lançamento de Jiuquan, no noroeste da China, por volta das 9h22 (22h22, no horário do Brasil).

A viagem durou aproximadamente 7 horas e levou os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo estarão a bordo da espaçonave Shenzhou-12, lançada por um foguete Longa Marcha-2F Y12. Chegando ao seu destino, ela será acoplada ao módulo central da estação espacial em órbita Tianhe, formando então um complexo a nave de carga Tianzhou-2. Este complexo será o abrigo para esses astronautas durante os próximos três meses.

Tang Hongbo, Nie Haisheng e Liu Boming são os primeiros astronautas a se hospedarem na Tiangong-3. (Imagem: Kevin Frayer / Getty Images)
Tang Hongbo, Nie Haisheng e Liu Boming são os primeiros astronautas a se hospedarem na Tiangong-3. (Imagem: Kevin Frayer / Getty Images)

Estação espacial em construção

A Tianhe, primeiro módulo da estação espacial chinesa, foi lançada à órbita em 29 de abril e a nave de carga Tianzhou-2 em 29 de maio. No dia 30 de maio, os dois módulos se encontraram e até agora estavam aguardando a primeira missão tripulada para desempacotar a carga.

A construção de sua própria estação espacial está ligada diretamente com as desavenças entre a China e Estados Unidos, país este que se preocupa com o sigilo do programa espacial, suas conexões militares e assim por diante. Mesmo neste impasse, os chineses acreditam que o seu módulo Tiangong-3 possa ser utilizado para missões científicas de outros países, assim como disse o diretor assistente da Agência Espacial Tripulada da China, Ji Qiming, a repórteres em Jiuquan.

A última missão de voo tripulado da China aconteceu em 2016, quando a nave Shenzhou-11 se dirigiu para o módulo Tiangong-2 levando os astronautas Chen Dong e Jing Haipeng. Na missão desta quinta-feira, os astronautas Zhai Zhigang de 54 anos, Wang Yaping e 41 anos, e Ye Guangfu, 40 anos, estão escalados como equipe reserva.