A Neuralink é uma startup de implantes cerebrais fundada pelo bilionário Elon Musk, dono da SpaceX e Tesla, e que ganhou a atenção neste fim de semana após revelações que podem implicar a humanidade de forma drástica. Em um vídeo divulgado na rede, um macaco de nove anos chamado Pager mostra que é possível jogar Pong, um jogo clássico da época do Atari, sem utilizar controles, apenas com a força da mente.

O vídeo tem aproximadamente três minutos, onde a princípio mostra o animal aprendendo a jogar pelo computador utilizando suas mãos ao ter contato com um joystick, enquanto recebe um "frapê de banana, entregue através de um canudo" para incentivar a realização da tarefa. Depois que o joystick é retirado, o macaco continua interagindo com o jogo utilizando apenas a sua mente. Esse feito é explicado pelo próprio narrador, afirmando que Pager possui dois chips Neuralink implantados em seu cérebro, um em cada hemisfério do seu crânio.

Veja o vídeo completo abaixo;

Vídeo incorporado do YouTube

Leia também:

Como isso é possível?

Quando na primeira parte do vídeo o macaco está jogando com o joystick, a atividade cerebral dele está sendo mapeada, e segue analisando os padrões de como ele utiliza os músculos para interagir com o computador. Depois que esses dados são coletados e decodificados pelos dispositivos Neuralink, a equipe desconecta o joystick e Pager continua jogando utilizando apenas o seu cérebro.

Os resultados desse teste com o cobaia empolgaram os cientistas que fazem parte da equipe Neuralink, e pelo Twitter, Musk afirmou que esse dispositivo é também capaz de permitir que, "alguém com paralisia use um smartphone com a mente mais rápido do que alguém usando polegares":

Esse é ainda o primeiro dispositivo criado pela Neuralink e Pong é o primeiro teste conciso utilizado pela startup. Em comunicado de imprensa, a empresa afirma que seu "primeiro objetivo é devolver às pessoas com paralisia sua liberdade digital: comunicar-se mais facilmente via texto, satisfazer sua curiosidade na internet, expressar sua criatividade através da fotografia e da arte, e, sim, jogar videogame".

Musk vai ainda mais além e diz que chegará um dia em que todos esses recursos substituirão a dependência de utilizar nossos dedos e mãos em um futuro não muito distante, o que poderia tornar muitas coisas obsoletas como mouses e teclados, por exemplo. Além disso, outras empresas têm caminhado para esta possível realidade, com o desenvolvimento de dispositivos inteligentes como o óculos Google Glass, que pode fornecer uma tela exclusiva para o usuário.

Será que teremos a tecnologia do Homem de Ferro ou do Ciborgue em um futuro próximo? Comente abaixo a sua opinião!