Nesta terça-feira (2), alguns rastreadores constataram que o Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro lançado na semana passada, estava apresentando instabilidade geral no módulo e consequentemente estava girando em torno do seu próprio eixo. Apesar de diversos países identificarem essa anormalidade com seus rastreadores de dados, parece que tudo está bem e operando normalmente.

A informação vem do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que na tarde desta quarta-feira (03), negou que o satélite sensorial estava enfrentando problemas de estabilidade e concluiu que o seu funcionamento está operando normalmente e, inclusive, já enviou imagens para a Terra que serão divulgadas em breve.

Amazônia 1 fora de controle

Satélite Amazônia 1 é o primeiro satélite totalmente brasileiro, e foi lançado na Índia na semana passada. (Imagem: Reprodução / Agência Brasil)
Satélite Amazônia 1 é o primeiro satélite totalmente brasileiro, e foi lançado na Índia na semana passada. (Imagem: Reprodução / Agência Brasil)

O caso foi que alguns especialistas internacionais encontraram um comportamento irregular no mapeamento das informações que foram emitidas pelo satélite Amazônia 1. De início, os indícios alertavam sobre uma falha no módulo que mantém a altitude do equipamento. Pelo Twitter, o usuário @usa_satcom divulgou informações sobre essa oscilação na frequência do sinal do satélite.

Leia também:

O mesmo problema também foi divulgado pelo perfil @ok9sgc.

Neste último tweet, a legenda pode ser traduzida como;

"A passagem desta manhã de #Amazonia1 observada em 2208 MHz. O nível do sinal mudou definitivamente, passou de bastante forte para completamente silencioso cerca de três vezes durante esta passagem [...]"

Mais tarde, um rastreador da Itália apresentou o mesmo diagnóstico e considerou a instabilidade dos sistemas do satélite brasileiro. Ao G1, Clézio di Nardin explicou que esses dados coletados "não significam de fato que ele esteja descontrolado". Ele ainda diz que "o lançamento do satélite foi um sucesso, e que não há registro de qualquer intercorrência".