Normalmente, pessoas assintomáticas que foram infectadas com COVID-19 normalmente não tem sintomas físicos da doença. Nestes casos, a melhor alternativa atualmente é fazer um teste para evitar para saber se possui ou não a enfermidade e tentar barrar a disseminação do vírus. Entretanto, isso está prestes a mudar, pois pesquisadores do MIT descobriram que esta população assintomática não está completamente livre de sinais que podem levar a descobrir a infecção pelo vírus.

Confira abaixo a publicação sobre a pesquisa feita pelo perfil oficial do MIT no Twitter:

No final de outubro deste ano, foi publicado no blog do MIT (Massachusetts Institute of Technology) sobre uma pesquisa feita por cientistas do instituto onde foi descrita uma forma de descobrir distinguir quem está saudável (que não está infectado com COVID-19) por meio da tosse. Esta distinção através do som da tosse dos indivíduos só é possível graças a uma tecnologia que se utiliza de inteligência artificial (IA) para realizar a análise.

No artigo publicado na revista IEEE Journal of Engineering in Medicine and Biology, a equipe de pesquisadores do MIT diz que a IA desenvolvida para o estudo é capaz de distinguir pessoas assintomáticas de indivíduos saudáveis através da gravação da tosse forçada das pessoas. Para realizar a pesquisa, os cientistas coletaram o áudio de voluntários através de uma plataforma web (em navegadores de computador) e apps (em smartphones).

Para conseguir fazer com que a IA tivesse uma boa eficiência em sua análise, os pesquisadores treinaram a IA com milhares de amostras de tosse, além de falas de cada indivíduo. Após o treinamento, a IA foi capaz de conseguir identificar como positivo para COVID-19 em 98,5% dos casos, em que foi obtido 100% das tosses de pessoas assintomáticas (aqueles que relataram não ter sintomas, mas tiveram resultado positivo no exame para a detecção do vírus).

Como está o andamento da pesquisa

Atualmente a equipe de pesquisadores do MIT está trabalhando para incorporar a tecnologia em um aplicativo com interface amigável. Caso o app seja aprovado pela FDA e adotado em grande escala pela população, poderá ser uma grande ferramenta de pré-triagem gratuita, fácil e não invasiva para identificar possíveis indivíduos com COVID-19.

O que achou da pesquisa? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!