Nesta semana, a NASA explicou em nota à imprensa que pretende anunciar "uma nova descoberta empolgante sobre a Lua" em entrevista coletiva na segunda-feira, 26 de outubro, às 13h (horário de Brasília).

Segundo a publicação, a novidade veio do Stratospheric Observatory of Infrared Astronomy (cuja sigla em inglês é SOFIA), que fez seu primeiro voo em 2007, e foi criado a partir da união da ciência da agência americana com o German Aerospace Center .

O observatório foi montado em um Boeing 747SP modificado para que a parte traseira pudesse ser aberta durante o vôo, permitindo o uso de um telescópio refletor, que facilita a observação e evita interferências atmosféricas. Os instrumentos da estrutura se concentram no estudo de objetos em nosso próprio sistema solar e no Universo.

A publicação também se referiu ao Programa Artemis, que visa levar a primeira mulher astronauta ao nosso satélite natural em 2024, e ao próximo grande passo da NASA, a exploração humana em Marte no início dos anos 2030.

Ao contrário dos telescópios infravermelhos no espaço, como o Telescópio Espacial Spitzer e o Observatório Espacial Herschel (ambos agora aposentados), o SOFIA é relativamente fácil de atualizar, pois retorna rotineiramente à Terra, onde é operado e mantido conforme necessário no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Palmdale, Califórnia. Cada um dos voos do observatório dura aproximadamente 10 horas. O SOPHIA foi aterrado em meados de março de 2020, devido à pandemia COVID-19, e só voltou a voar em meados de agosto, de acordo com declarações da NASA. A SOFIA também enfrentou dificuldades no processo orçamentário na última década, já que os pedidos de orçamento presidencial selecionaram repetidamente o projeto para cancelamento; O Congresso o restabeleceu todas as vezes.

Entre os convidados da conferência de segunda-feira estará Naseem Rangwala, cientista do projeto para a missão SOFIA no Ames Research Center, na Califórnia. Outros palestrantes incluem: Paul Hertz, líder da divisão de astrofísica, Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração do Conselho de Missão de Exploração e Operações Humanas e Casey Honniball, pós-doutorado no Goddard Space Flight Center em Maryland.