Gosta de astronomia? Então reserve um tempo nesta terça-feira (06) para olhar o céu. Isso porque Marte estará mais próximo da Terra, sendo esse um fenômeno raro que só acontecerá novamente daqui a 15 anos.

De acordo com os cientistas, o planeta vermelho ficará a menos de 62,1 milhões de quilômetros da Terra. Levando em consideração que a maior distância já registrada foi de 401 milhões de quilômetros, o número de hoje é bem mais "perto".

Caso o tempo ajude, será possível visualizar Marte a olho nu e no ponto mais alto do céu a partir das 00h05. Como um extra, também poderemos observar Júpiter e Saturno brilhando intensamente perto do horizonte.

Por que isso acontece?

Para que a Terra se aproxime de outro planeta, ela precisa está mais distante do Sol e, neste caso, Marte está o mais próximo dele. Com isso, os dois estariam separados por uma distância mínima de 54,6 milhões de quilômetros. Esse fenômeno é chamado de oposição e acontece a cada dois anos (ou mais).

Os números mais próximos foram registrados em 2003, com "apenas" 55,7 milhões de quilômetros separando a Terra de Marte. Em 2018, também houve outra aproximação, somando 57,6 milhões de quilômetros de distância.

Outra proximidade da Terra com Marte acontecerá apenas em 2035, quando a distância mínima deve atingir 56,9 milhões de quilômetros. Portanto, só estaremos perto do planeta vermelho novamente daqui a 15 anos.

Quando isso acontece, as maiores agências espaciais do mundo aproveitam as reduções entre os planetas para fazerem expedições rumo a marte, afinal, o gasto com combustível para chegar até lá é bem menor. Só neste ano, foram realizadas nada menos do que três viagens, sendo uma dos Estados Unidos, uma dos Emirados Árabes e outra da China.