Marte estará mais próximo da Terra hoje (06)

Se você gosta de astronomia, reserve um tempo nesta terça-feira (06) para olhar o céu. O motivo? Marte estará mais próximo da Terra, sendo esse um fenômeno raro que só acontecerá novamente daqui a 15 anos.

Marte estará mais próximo da Terra hoje (06)

Gosta de astronomia? Então reserve um tempo nesta terça-feira (06) para olhar o céu. Isso porque Marte estará mais próximo da Terra, sendo esse um fenômeno raro que só acontecerá novamente daqui a 15 anos.

De acordo com os cientistas, o planeta vermelho ficará a menos de 62,1 milhões de quilômetros da Terra. Levando em consideração que a maior distância já registrada foi de 401 milhões de quilômetros, o número de hoje é bem mais "perto".

Caso o tempo ajude, será possível visualizar Marte a olho nu e no ponto mais alto do céu a partir das 00h05. Como um extra, também poderemos observar Júpiter e Saturno brilhando intensamente perto do horizonte.

Por que isso acontece?

Para que a Terra se aproxime de outro planeta, ela precisa está mais distante do Sol e, neste caso, Marte está o mais próximo dele. Com isso, os dois estariam separados por uma distância mínima de 54,6 milhões de quilômetros. Esse fenômeno é chamado de oposição e acontece a cada dois anos (ou mais).

Os números mais próximos foram registrados em 2003, com "apenas" 55,7 milhões de quilômetros separando a Terra de Marte. Em 2018, também houve outra aproximação, somando 57,6 milhões de quilômetros de distância.

Outra proximidade da Terra com Marte acontecerá apenas em 2035, quando a distância mínima deve atingir 56,9 milhões de quilômetros. Portanto, só estaremos perto do planeta vermelho novamente daqui a 15 anos.

Quando isso acontece, as maiores agências espaciais do mundo aproveitam as reduções entre os planetas para fazerem expedições rumo a marte, afinal, o gasto com combustível para chegar até lá é bem menor. Só neste ano, foram realizadas nada menos do que três viagens, sendo uma dos Estados Unidos, uma dos Emirados Árabes e outra da China.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

A descoberta de três lagos enterrados na superfície da Marte intrigou os cientistas
Ciência

A descoberta de três lagos enterrados na superfície da Marte intrigou os cientistas

Pesquisadores detectaram um grupo de lagos de água salgada sob o gelo no pólo sul de Marte usando dados de radar da espaçonave em órbita de Marte da Agência Espacial Europeia, chamada Mars Express

Cientistas criam
Ciência

Cientistas criam "superenzima" que degrada garrafas de plástico em poucos dias

Recentemente a Universidade de Portsmouth publicou em seu site o mais recente resultado de uma pesquisa sobre uma enzina capaz de degradar garrafas PET em poucos dias.

Cientistas detectam novo tipo de buraco negro após colisão massiva
Ciência

Cientistas detectam novo tipo de buraco negro após colisão massiva

Cientistas relataram ter detectado um novo buraco negro a bilhões de anos-luz de distância, graças a ondas gravitacionais peculiares.