O céu estará coberto de estrelas cadentes esta semana, com o pico da chuva de meteoros Perseidas. Conhecida como uma das maiores e mais brilhantes exibições astronômicas do ano, ela ilumina o céu noturno com até 100 meteoros a cada hora.

Este fenômeno deslumbrante, descrito como fogos de artifício da natureza, é causado quando o planeta se cruza com uma nuvem de detritos no sistema solar deixada por um cometa gigante.

Conforme os pedaços de rocha e poeira atingem nossa atmosfera em velocidade astronômica, eles queimam e, em alguns casos, causam bolas de fogo riscando o céu.

Acontece todos os anos em agosto e, se as condições climáticas forem favoráveis, se torna um show de luzes no céu que você não precisa de nenhum equipamento especial para vê-lo.

Os meteoros Perseid estão realmente ativos no céu desde 17 de julho, mas seu pico chega apenas agora. O pico é de longe a melhor época para ver o evento celestial, quando até 100 estrelas cadentes podem chover a cada hora.

A fase da lua pode diminuir ligeiramente a visibilidade dos meteoros e seu brilho provavelmente afetará o quanto você pode ver. Mas a Nasa diz que, embora a visibilidade possa ser menor, ainda há quase um meteoro a cada dois minutos a ser avistado durante o pico.

Para nós no Brasil, o fenômeno pode ser observado durante a madrugada, com os picos nos dias 12 e 13 de agosto, a partir da 01:00 am para o sudeste. As condições de observação a olho nu são um céu limpo, e com o mínimo de luz possível ao redor, então de preferência longe de cidades grandes. Mesmo sendo possível oberservá-lo a olho nu, equipamentos como telescópios amadores mesmo já podem ser de grande auxílio.