Uma chuva de meteoros passará pelos céus da Terra e será visível no Brasil nessa sexta-feira (13 de dezembro). O pico acontece na madrugada de hoje para sábado (14), a chamada chuva de meteoros Geminídeas é o último fenômeno astronômico do ano e na sua totalidade abrange quase todo o mês de dezembro, com diferentes frequências de atividades.

"As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra durante a sua órbita ao redor do Sol passar por uma região do espaço onde concentra pequenos pedaços de rocha. Quando esse material entra na atmosfera, pega fogo e forma riscos de luz no céu", explica o coordenador do Observatório da Unesp, em Bauru, Rodolfo Langhi, ouvido pelo R7

O professor ainda explica que as chamadas "estrelas cadentes" não são de fato estrelas, mas fragmentos pequenos de asteroides ou cometas que passam pela atmosfera e se incendeiam e desintegram. "O nome chuva de meteoros Geminídeas vem da sensação de que todos os meteoros estão vindo da constelação de Gêmeos, mas isso é só uma questão de perspectiva", diz Langhi.

Para identificar onde olhar nessa madrugada, mire na famosa constelação das "Três Marias", como é popularmente conhecida parte da constelação de Orion. A Organização Internacional de Meteoros, IMO, estima que 60 meteoros passarão pelos céus durante a uma hora de pico nesta madrugada. A luz da Lua, porém, diminui a visibilidade do fenômeno que já depende de um céu limpo.

"Neste ano, temos lua cheia durante o período em que ocorre a chuva de meteoros. Isso vai impossibilitar de ver a luz emitida por fragmentos menores de rocha", afirma Rodolfo.