O cometa Neowise, descoberto em março deste ano pela NASA, está passando pela Terra. Sua proximidade aumenta a cada dia e atingirá seu pico no dia 23 de julho. Inicialmente, não se esperava que o hemisfério sul pudesse ver esse fenômeno astronômico que só acontecerá novamente daqui 6.800 anos. Contudo, a trajetória do cometa se mostrou complacente para nós brasileiros, permitindo que habitantes de todas as partes do Brasil consigam vê-lo em diferentes datas.

Habitantes do Norte e Nordeste do Brasil poderão ver o cometa a partir de hoje, enquanto o sudeste do Brasil terá que esperar até o dia 22 para o cometa chegar aos céus. Os sulistas só poderão avistar o Neowise no dia 26 de julho. O ponto mais próximo da Terra será no dia 23, com apenas 103 milhões de quilômetros de distância.

Porém, efetivamente ver o cometa não é tão simples, é necessário uma condição climática favorável e vale lembrar que ao se tratar de um fenômeno astronômico, muitas coisas são imprevisíveis. Como por exemplo, não se tem plena certeza do local exato de aparição do cometa nos céus do Brasil, mas se deve olhar para o noroeste logo após o pôr do sol para ter a chance de avistar o cometa. Porém, devido a luminosidade das grandes cidades, recomenda-se utilizar binóculos para avistá-lo. Busque uma estrela com uma "cauda luminosa" nos céus.

C/2020 F3, como é seu nome científico, é mais um cometa tipicamente feito de gases, poeira cósmica e gelo. Esses cometas são formados no chamado disco rotativo de matéria (disco protoplanetário) que orbita em torno de uma estrela. Nesse mesmo disco outros corpos também se formam, como asteroides e até mesmo planetas.