Os céus de Tóquio foram iluminados por um objeto extraterrestre explosivo na manhã de quinta-feira (2 de junho), que também veio com um boom sônico, segundo alguns relatos.

Os vídeos do evento mostram uma luz espetacular com tons de verde e arroxeados voando pelo céu por apenas alguns segundos por volta das 2:30 da manhã, horário local, antes que a luz apague.

"Eu pensei que uma pessoa que morava (no condomínio) acima havia derrubado uma prateleira", disse um morador local, segundo o Japan Times.

O impacto do que provavelmente foi um pequeno asteróide colidindo com a nossa atmosfera foi captado por algumas das estações de monitoramento infra-sonoro instaladas em todo o mundo e supervisionadas pela Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

A Organização Internacional de Meteoros relata que o meteorito era visível em grande parte da região de Kanto, no Japão.

"Conseguimos calcular uma fonte de energia do asteróide que entra (cerca de 165 toneladas ou 150 toneladas métricas) de TNT", diz um post da IMO.

A IMO estima que a rocha espacial poderia ter cerca de 5 pés (1,6 metros) de diâmetro, com uma massa de cerca de 1,8 toneladas (1,6 toneladas métricas). Para comparação, o meteoróide que explodiu sobre a Rússia em 2013 e explodiu milhares de janelas na cidade de Chelyabinsk era provavelmente 10 a 20 vezes mais massivo.

Bolas de fogo são ocorrências comuns, embora uma grande o suficiente para gerar um boom sônico seja um evento mais raro, especialmente quando passa por uma das maiores cidades do mundo. Mas vale lembrar que são essencialmente eventos com riscos mínimos à superfície, uma vez que esses meteoros geralmente se desfazem por completo antes de conseguirem se aproximar do solo.