Embora o Furacão Dorian, que devastou as Bahamas e ameaça atingir a Flórida na noite desta terça, tenha sido rebaixado para a categoria 2, ainda põe medo na população dos locais. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), os ventos atingem 175 km/h.

No fim de semana, o furacão era classificado na categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson. Chegou a ser considerado o segundo maior furacão no Oceano Atlântico da história. No final de semana, a velocidade do Dorian era de 1,6 km/h, e agora chega a 4 km/h. Isso significa que o furacão perdeu força mas aumentou a velocidade.

furacao dorian

Furacão Dorian causa evacuação na costa leste dos EUA

Milhões de pessoas receberam ordem de evacuação na Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul. A estimativa é que o furacão chegue na Flórida na noite desta terça (3), na costa da Geórgia e da Carolina do Sul na quarta (4) e na Carolina do Norte na quinta à noite (5). As pessoas estão se organizando para a chegada do fenômeno desde a semana passada, protegendo suas casas e fazendo estoque de alimentos e medicamentos.

Destruição nas Bahamas

O furacão Dorian já devastou as Bahamas no domingo e segunda. Lá, os ventos chegaram a 297 km/h e as inundações atingiram a costa até 700 metros da orla marítima. Jetta Clavi, funcionária de um resort turístico na ilha de Great Guana Cay, filmou o momento em que o furacão atingiu o local.

Segundo a mulher, foi possível ver pessoas tentando nadar nas águas turvas até um edifício grande, e que sem sucesso, foram arrastadas pelo vento. Ao todo nas Bahamas foram 13 mil casas destruídas, 5 mortos e mais de 20 feridos registrados até agora, números que podem aumentar com as operações de buscas.