A Nasa informou que um asteroide de mais de 500 metros de diâmetro passará perto do nosso planeta no próximo sábado, 10 de agosto. O objeto do 2006 QQ23 passará 7,32 milhões de quilômetros da Terra, a uma velocidade de 16.700 Km/h, segundo o Centro de Estudos NEO do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (CNEOS).

O objeto foi classificado como "próximo à Terra" e potencialmente perigoso porque sua órbita passará a menos de 0,05 unidades astronômicas em nosso planeta.

Desde 2001 que este asteroide não chegava tão perto do nosso planeta. Naquele ano, o objeto chegou a uma distância de 5 milhões de km, segundo a Nasa.

Órbita do 2006 QQ23

Há motivos para se preocupar com o Asteroide 2006 QQ23?

Embora o Asteroide tenha entrado na lista de objetos potencialmente perigosos para à Terra, e em unidades astronômicas o objeto passará raspando o nosso planeta, a verdade é que esse tipo de evento é mais comum do que se imagina. Todos os anos, cerca de 6 objetos passam muito próximos ao nosso planeta, e como você pode ver, nada aconteceu (ainda?).

É normal que a Terra seja "ameaçada" volta e meia, pois há cerca de 900 objetos deste tipo em nosso sistema solar que passaram ou passarão por perto da Terra, medindo mais de 1000 metros, muito maiores do que o 2006 QQ23, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próprios da NASA. A Nasa ainda afirma que nos próximos 200 anos, é praticamente nula a chance de um asteróide colidir com a Terra.

Mas, por via das dúvidas, a Nasa está sempre de olho neste tipo de objeto, como asteroides e cometas, a fim de evitar impactos ou amenizar os efeitos. Inclusive, há o projeto DART (sigla de Double Asteroid Redirection Test), uma missão da Nasa que pretende colocar na prática a técnica de pêndulo cinético, que nada mais é do que causar um impacto no asteroide para mudar sua órbita, e mandá-lo para longe do nosso planeta.