A SpaceX pertencente ao bilionário Elon Musk, revelou no ano passado o seu plano em realizar voos intercontinentais com uso de foguetes, mas não estabeleceu nenhum prazo para o início destas operações.

Contudo, a presidente e diretora de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell, informou que os objetivos deste plano vão realmente ocorrer, mas daqui uma década "definitivamente vai acontecer, na próxima década, com certeza".

Com isso, Shotwell explicou durante a TED Conference em Vancouver, no Canadá, que um foguete grande possui a capacidade de transportar até 100 pessoas, que conseguiria levantar voo e realizar pouso em um bloco de cinco até 10 km de distância das cidades, de áreas populosas.

Para isso, o foguete iria até a estratosfera e retornaria a Terra em uma velocidade máxima de 27.000 km/h, chegando a uma altitude que conseguiria reduzir o consumo de combustível, ou seja, não enfrentaria a resistência do vento e do ar, explicou.

Gwynne Shotwell
Gwynne Shotwell

Na visão de Shotwell, desta forma, o foguete conseguiria realizar dez viagens enquanto um avião com segue fazer um voo, o que consequentemente reduziria os custos. É claro que a viagem com foguete ainda seria mais cara que um voo atual, explicou ela, mas estima que os valores fiquem entre uma passagem de classe econômica e classe executiva, contudo, ela lembra que a viagem é muito mais rápida,  "você faria isso em uma hora".

Shotwell disse ainda "Eu estou pessoalmente investida nisso, porque viajo muito e não adoro viajar. E adoraria poder ver meus clientes em Riade [na Arábia Saudita], sair de manhã e voltar a tempo de fazer o jantar".

No Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), na Austrália, a SpaceX revelou também os seus planos de levar humanos até Marte, onde ressalta que o início será pqeuno com pouso na Lua, mas que posteriormente, o objetivo é levar a população para conhecer Marte. Para isso, um foguete enorme está em processo de desenvolvimento, conhecido como BFR (Big Fucking Rocket), que conta com a capacidade de levar até a órbita terrestre até 150 toneladas, o foguete terá 106 metros de altura. Este foguete contará com 40 cabines, um abrigo para as tempestades solares e uma cozinha.

De acordo com Musk, a produção deste foguete terá início no segundo semestre de 2018, sendo que até 2022 ele pretende realizar duas missões até Marte a fim de analisar possíveis riscos e atranpostar suprimentos e infraestrutura para os primeiros colonos. Já em 2024, o bilionário planeja realizar a primeira missão tripulada.