Quem acompanha de perto o desenrolar do Hyperloop, a próxima disrupção nos meios de transporte, deve se lmbrar que Elon Musk publicou em seu Twitter sobre uma "permissão verbal" para construir os túneis para seu empreendimento em Washington, DC, capital dos Estados Unidos.

O problema foi que as autoridades negaram essa estória e disseram que não sabiam do que Elon estava falando. Nem preciso dizer que a internet não perdoou. Agora, no entanto, a The Boring Company possui uma licença escrita em papel passado que lhes permite tal coisa, embora apenas para preparação e escavação preliminar de um túnel, mas já é alguma coisa.

The Boring Company está trabalhando em conjuntoa uma empresa que ainda não teve seu nome revelado - possivelmente a Hyperloop One - para construir uma linha entre Nova York e Washington, DC, com paradas na Filadélfia e Baltimore - o "NY-Phil-Balt-DC Hyperloop". O tempo total de viagem entre DC e NYC seria de apenas 29 minutos. Os novos tempos permitiriam que as pessoas fugissem dos aluguéis abusivos praticados em Nova Iorque e morassem, por exemplo, na Filadélfia.

A licença concede permissão para escavar em algum lugar da New York Avenue, na moderna região de NoMa. Um porta-voz da Boring Company disse ao The Washington Post que "uma intervenção na New York Avenue, se construída, poderia se tornar uma estação" como parte da rede Hyperloop de linhas principais de alta velocidade da cidade. 

ds

Mas claro que isso ainda é um estágio muuuuuuuuuuito inicial. "Estamos apenas começando a conversar com o prefeito para entender o que a visão geral e o que se espera do Hyperloop", disse o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Washington, John Falcicchio. Até agora, Elon Musk tem apoio da Casa Branca e do estado de Maryland, que já concedeu licenças de utilidade.

Hyperloop é aquele sistema que usa cápsulas para transportar passageiros e carros entre cidades a quase 1300 kmh em um tubo com vácuo quase total. Se a Boring Company prosseguir com a construção, a primeira fase seria a linha de Washington, DC para Baltimore. O local onde a Musk obteve a autorização para escavar é atualmente um lote abandonado, mas poderia um dia ser um centro de transporte movimentado, embora não na escala das grandes estações de trem.

"As estações em um sistema Loop ou Hyperloop são de tamanho pequeno e amplamente distribuídas em uma rede, muito diferente da estação de grandes terminais consideradas para sistemas de trem", disse um porta-voz.