A fotografia de um átomo único isolado, foi a grande campeã de um concurso de fotogria científica do Reino Unido. A premiação nacional foi concedido ao estudante de Oxford, David Nadlinger e leva o nome de "Single Atom in a Ion Trap" (Um Único Átomo em uma Armadilha de Ions). 

Na fotografia em tamanho real, quase não é perceptível o átomo, que está em um circuito eletrônico com carga positiva e, fica imobilizado ao centro por conta dos campos elétricos da "armadilha". Para se ter uma noção do tamanho minúsculo do átomo, basta saber que a distância entre as pontas das agulhas é de apenas dois milímetros. Quando iluminado por um lase violeta, o átomo absorve e reemite partítulas leves sificientemente rápidas para que uma câmera capture-a em uma foto de longa exposição. 

'Single Atom in a Ion Trap'
Com zoom dá para ver
Com zoom dá para ver

O vencedor, David Nadlinger explicou como a surgiu a fotografia: "A idéia de poder ver um único átomo a olho nu me pareceu uma ponte direta e visceral entre o minúsculo mundo quântico e a nossa realidade macroscópica. Um cálculo de back-of-envelope mostrou que os números estavam do meu lado, e quando eu voltei para o laboratório com câmera e tripés em uma tarde de domingo tranquila, fui recompensado com essa foto em particular de um pequeno ponto azul pálido. "

O concurso de fotografias, mais do que premiar belas imagens, serve como inspiração para a pesquisa e aplicação de novas tecnologias na vida das pessoas em geral. Neste link você pode ver a notícia completa do EPSRC e outras fotos concorrentes.