Com o objetivo de provar que a Terra é plana, Mike Hughes havia divulgado que no dia 25 de novembro, no último sábado iria se lançar em um foguete produzido por ele mesmo com sucata para ver com os próprios olhos, além de fotografar para provar a todo que a Terra é plana e que a NASA vem escondendo a verdade da população.

Porém, o seu lançamento não ocorreu, Hughes de 61 anos não conseguiu autorização para o voo por questões burocráticas da Califórnia. De acordo com Mike Hughes, a permissão não foi concedida para utilização do espaço público para o lançamento dos eu foguete, o que fez com que ele tivesse que alterar a data, adiando em uma semana.

Lançamento é adiado por falta de autorização e por falha no motor-home que levaria o foguete até o local do seu lançamento.
Lançamento é adiado por falta de autorização e por falha no motor-home que levaria o foguete até o local do seu lançamento.

O Terraplanista chegou a comentar com a imprensa que havia recebido uma autorização verbal do governo para o lançamento do seu foguete aproximadamente um ano atrás. Mas ao que tudo indica os órgãos responsáveis por isso não se lembram do acordo com Hughes. Samantha Storms, porta-voz do departamento de gerenciamento de terras dos EUA, disse ao Washington Post que "Alguém do nosso escritório local entrou em contato com ele depois de ver alguns desses artigos sobre o lançamento, porque isso era novidade para eles".

Além disso, o motor-home que transportaria o foguete para o deserto parou de funcionar exatamente no dia em que Hughes começaria a viajar para se lançar no foguete, na Califórnia. O engenheiro de foguetes relatou "Eu não vejo o lançamento acontecendo até mais ou menos terça-feira (28), honestamente. Precisamos de três dias para montar tudo...Você sabe, não é fácil porque não é uma coisa que deveria ser fácil". O foguete será lançado de uma propriedade privada, próximo ao deserto de Mojave.