Neste sábado, 25 de novembro, um norte americano chamado Mike Hughes vai tentar provar que a Terra é plana. O americano "Mad" como é apelidado tem 61 anos e fez faculdade de engenharia aeroespacial.

Hughes trabalha como motorista de limusines e em horas vagas é cientista amador, ele mesmo construiu o foguete utilizando sucatas para subir cerca de 549 metros acima do solo para ver com os próprios olhos que a Terra é plana e ainda capturar uma foto para provar a todos que a NASA está escondendo o verdadeiro formato do planeta.

Ele afirmou que se converteu à crença de que a Terra é plana recentemente e os adeptos da mesma teoria estariam ajudando a financiar o seu projeto. Sendo assim, o morador da Califórnia produziu um foguete em sua própria casa de Apple Way utilizando metal reaproveitado com intuito de se lançar da cidade de Amboy no deserto de Mojave.

Foguete produzido com sucatas e a plataforma de lançamento é a parte de trás do chassis de um motorhome modificado
Foguete produzido com sucatas e a plataforma de lançamento é a parte de trás do chassis de um motorhome modificado

No entanto, Hughes tem consciência de que voar 1,6 quilômetro em um veículo caseiro a mais de 805 quilômetros por hora é extremamente perigoso, mas ele salienta que seria por um motivo maior. Em um vídeo produzido por um grupo de terra-planistas The Daily Plane, ele diz que "Isso vai fechar a porta dessa história de Terra redonda" com objetivo de arrecadar fundos para o seu experimento. O projeto custou 20.000 dólares, o equivalente a 65.000 mil reais, incluindo o foguete e o traje espacial também produzido por ele.

À imprensa ele declarou "Dá um medo desgraçado, mas nenhum de nós sairá vivo deste mundo, não é mesmo? "Eu sei alguma coisa sobre aerodinâmica e sobre o tamanho e a potência de foguetes. Mas isso são fórmulas, não ciência. Não há diferença entre ficção e ficção científica."

Em entrevista, Hughes afirma que o Elon Musk, CEO da companhia espacial SpaceX, estaria fabricando falsos foguetes e que a NASA está sendo controlada. "Eles ainda não enviaram um homem ao espaço", disse. "Existem vinte agências espaciais aqui nos Estados Unidos e eu sou a última pessoa que colocou um homem em um foguete e a lançou."

Será que a Terra é plana?
Será que a Terra é plana?

Já à Associated Press, Hughes disse "Se você não tem medo da morte, você é um idiota. É muito assustador, mas nenhum de nós vai sair do mundo vivo. Eu gosto de fazer coisas extraordinárias que ninguém mais pode fazer, e ninguém na história da humanidade projetou, construiu e se lançou em seu próprio foguete. Sou um reality show ambulante."

Hughes ainda ressaltou que não acredita na ciência "Eu sei sobre aerodinâmica e a dinâmica de fluidos e como as coisas se movem através do ar, sobre o tamanho de bocais de foguete e sobre impulso. Mas isso não é ciência, é apenas uma fórmula. Não há diferença entre ciência e ficção científica".

De acordo com os cálculos de Hughes, o seu foguete espacial deve subir 550 metros e percorrer 1,6 quilômetros. A plataforma de lançamento é a parte de trás do chassis de um motorhome modificado. Parte dos dólares investidos foram captados através de uma campanha crowdfunding com o apoio dos terra-planistas.

O texto introdutório a campanha diz "Como a NASA não manda ninguém para o espaço, Mad Mike pode ser uma das únicas pessoas do mundo que decolaram em um foguete. É muito importante apoiá-lo."

O ex-mecânico da NASCAR, atualmente motorista de limousines, diz ser o único homem que "projetou, construiu e lançou a si próprio em um foguete."

Em um canal do YouTube dedicado a teoria, em entrevista ele afirmou que vem acreditando que a "Terra é plana há mais ou menos um ano". Além disso, o americano ainda informou que um dia pretende utilizar um balão para alcançar 6 mil metros de altitude e então, de lá, pegar carona em uma mochila a jato para alcançar o infinito e além. Mas antes disso, almeja ser eleito governador da Califórnia.

E você, o que acha da atitude de Mike Hughes? Será que a Terra pode mesmo ser plana? Deixe seu comentário.