Nesta quinta-feira (20), o Google disponibilizou pela primeira vez o recurso "Street View" para um local do mundo que não está na Terra. O passeio pode ser feito para a Estação Espacial Internacional (EEI), e irá permitir que os visitantes façam um passeio pela estação e vejam imagens de todas as suas áreas.

Google Street View da Estação Espacial Internacional
Google Street View da Estação Espacial Internacional
O idealizador do projeto é o Google em parceria com as agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, Rússia e Japão. Conforme Deanna Yick, a gerente de projeto global do Street View, a corporação das agências foi possível apenas por trata-se de um projeto com fins educacionais e de incentivo à ciência.

De acordo com a gerente do projeto no Google, Alice Liu, o projeto marcou a primeira vez que as imagens do Street View foram capturadas através de um equipamento que não fossem as máquinas oficiais da empresa. Neste caso, foram utilizadas três câmeras DSLR tradicionais, que foram giradas em todas as direções para poder garantir a melhor captação das imagens da estação. Confira o trailer do projeto:

"Na Terra, você usaria uma câmera apoiada num tripé. Mas no espaço, sem gravidade, se você solta uma câmera no ar, ela simplesmente fica lá", comentou Liu. A necessidade de estabilizar as câmeras fez com que os astronautas tivessem que utilizar as cordas elásticas para poder fixa-las no centro dos ambientes. O francês Thomas Pesquet foi o astronauta responsável pela tarefa.

"O tempo dos astronautas a bordo da EEI é extremamente valioso: cada cinco minutos da atividade diária deles é reservado para algo", disse Liu. A equipe do Google, antes do início da captura de imagens por Pesquet, conversou com o astronauta através de um link Terra-EEI.

Quando a equipe do Google iniciou o processo de unificação das imagens capturadas, ficou claro que elas não eram suficientes para revelar aos usuários todos os aspectos da estação. "A estação é cheia de detalhes interessantes, como equipamentos de exercício e aparelhos de aparência estranha, e as pessoas vão querer entender o que eles são e como funcionam", disse Yick.

"Qualquer lugar em que as agências espaciais estiverem dispostas a cooperar, nós também estaremos", diz Liu. Confira abaixo um documentário feito sobre o projeto da EEI: 

Vídeo incorporado do YouTube