Durante a CES 2020 certamente houveram algumas coisas surpreendentes, desde um carro "Avatar" da Mercedes-Benz, televisões verticais, até mesmo robôs. Mas a Sony certamente surpreendeu o mundo quando anunciou na feira um carro. Sim, um carro Sony. Se trata do Vision-S, o primeiro modelo da marca. O carro é um sedã com visual moderno e esportivo e 100% elétrico.

Mas o crédito do desenvolvimento desse carro futurista é na realidade de várias empresas parceiras, como Nvidia, Continental, Bosch, ZF e Qualcomm. Se trata ainda de um veículo conceito, se juntando, por exemplo, aos Tesla Model S e Porsche Taycan.

Quanto aos seus motores, o Vision-S possui dois motores elétricos, um dedicado a cada eixo de roda. Sua potência total é de 200 kW, ou 268 cv, com aceleração e velocidade máxima digna de um carro semi-esportivo, chegando a 100 km/h em 4,8 segundos e atingindo até 240 km/h como velocidade máxima.

Visão interna do Vision-S - Imagem: Divulgação Sony
Visão interna do Vision-S - Imagem: Divulgação Sony
O chassi do carro Sony foi trabalho da Magna Steyr, empresa responsável por participações nos Mercedes G-Class, BMW 5 Series e Z4 e Toyota Supra. Tecnologicamente falando, o Vision-S possui múltiplas tecnologias para direção autônoma, contando com 33 sensores no interior e exterior do veículo para coordenar o veículo sem necessidade de colocar as mãos no volante. Enquanto os sensores externos analisam o ambiente, obstáculos e trânsito, os internos gerenciam os passageiros, lazer como som, ar e temperatura, e até mesmo a saúde das pessoas dentro do carro.

Carros conceito como o Vision-S não tem total garantia de chegar ao mercado, e mesmo chegando, não deverá ser em breve.