A OnePlus é uma empresa com sede americana de smartphones mas que foi fundada na China pelo ex-presidente da Oppo no final de 2013, ela começou a se destacar bastante na área de smartphones quando lançou o OnePlus e OnePlus 3T, ambos que foram grandes sucessos de vendas e muitos que compraram continuam a usá-lo até hoje, graças as atualizações de sistema que a empresa continuamente fornece.

Outro ponto forte para o destaque da empresa no mercado foram os seus preços, que eram cerca de 20 a 30% mais baratos que os topos de linha de marcas como Samsung, Apple e Sony, e que mesmo custando muito menos que seus concorrentes, entregava basicamente tudo que as concorrentes tinham, e em alguns casos até mais.

OnePlus 3T
OnePlus 3T

Hoje em dia a empresa já é bem estabelecida dentro do ramo em que compete, e o seu atrativo de preços mais baixos que seus concorrentes já não é mais tão visto assim, afinal hoje um smartphone da marca pode chegar a custar 700USD, o mesmo preço de um Apple iPhone 11.

Mas, não é disso que viemos falar, mas sim sobre a tecnologia de Vidro Eletrocrômico que a empresa implementou em um de seus smartphones, no momento chamado de Concept One e que foi desenvolvido em parceria com a McLaren, que também utiliza a tecnologia em alguns de seus carros.

OnePlus Concept One
OnePlus Concept One

O Concept One usa Vidro Eletrocrômico em sua parte traseira que envolve as três câmeras, e serve para esconder os sensores traseiros, deixando o smartphone com um visual muito mais elegante e com menos detalhes a mostra. A tecnologia funciona com interação direta com o aplicativo da câmera do smartphone, que a partir do momento que é aberta o vidro se torna transparente para você poder tirar uma foto.

O processo completo para a transição entre opaco e transparente leva menos de 1 segundo, e você sem dúvidas não percebe a transição ao abrir a câmera, a não ser que você fique de olho na parte traseira do smartphone.

OnePlus Concept One
OnePlus Concept One

Segundo a própria OnePlus, trazer a tecnologia utilizada nos carros da McLaren para um Smartphone levou cerca de 18 meses, e não há previsão de preço ou de data de lançamento, além de ser bem provável que o mesmo seja uma edição exclusiva e limitada da McLaren, como já vimos a marca fazer antes.

Pode até ser algo caro e que não é muito útil, mas que sem dúvidas ajuda na aparência geral do smartphone e que é bem interessante de ver em ação.