No que diz respeito ao mercado de placas gráficas de jogos de ponta, a AMD tem ficado para trás da Nvidia há anos. A novidade da vez é que durante a CES 2019, a empresa revelou ter uma GPU que é competitiva com o RTX 2080 da Nvidia. Nomeada de Radeon VII ("Seven"), a placa usa o primeiro chip gráfico de 7nm da empresa.

De acordo com a empresa, a placa será lançada em 7 de fevereiro por US$ 699. Este é o mesmo valor da Nvidia RTX 2080 padrão.

Durante a apresentação, Lisa Su, CEO da AMD, referiu-se a placa como sendo grande e brilhante. De acordo com a AMD, a arquitetura Veja de segunda geração proporciona 25 por cento mais desempenho com a mesma potência de gráficos Veja anteriores.

Em relação aos jogos existentes, a AMD não mencionou muitos exemplos, porém, disse que será possível ter um aumento de 25% no desempenho de Fortnite e ainda um aumento de 35% no Battlefield, bem como vários aumentos de mais de 27% em vários tipos de criação de conteúdo, comparado ao Radeon RX Veja 64.

Radeon VII.

A companhia disse que irá lançar cópias gratuitas do remake de Resident Evil 2, Devil May Cry 5 e The Division 2, com cada nova placa de vídeo AMD Radeon VII ou PC de jogos que chega instalado. De acordo com a AMD, o desktop para jogos Threadripper da Alienware Area-51 será um dos primeiros.

Confira as especificações da nova placa:

  • 60 unidades de computação
  • 3840 processadores de fluxo em execução a até 1,8 GHz
  • 16 GB de memória HBM2
  • 1 TB / s de largura de banda de memória
  • Interface de memória de 4.096 bits

Fonte: The Verge