O Google Assistant é bastante usado para traduções rápidas de palavras e frases curtas. Porém, uma novidade revelada durante a CES 2019 deve mudar a funcionalidade do serviço.

A empresa está desenvolvendo para o seu assistente o chamado "modo intérprete", que fará com que o assistente funcione como um tradutor simultâneo para ambos sentidos da conversa. O sistema já está na fase de testes, e virá de fábrica com 27 línguas cadastradas, porém, o Google ainda não revelou quais serão os idiomas disponíveis ou mesmo se o sistema irá funcionar com qualquer combinação dos 27 idiomas que estarão disponíveis.

A função intérprete, inicialmente, estará disponível exclusivamente para os alto-falantes Google Home e também para o Google Home Hub. O Google tem o objetivo, na fase inicial, disponibilizar o recurso para hotéis e pontos comerciais em locais turísticos.

CES 2019: Google Assistant ganha tradução simultânea.
CES 2019: Google Assistant ganha tradução simultânea.

Os primeiros testes já estão acontecendo durante a CES, no hotel Caesars Palace em Las Vegas, e também no Hyatt Regency na cidade de San Francisco, além do Dream Downtown de Nova York.

O Google não forneceu uma data estimada de quando o recurso estará disponível.

Novidades do Assistant

A função intérprete é a maior apresentada pelo Google durante a CRES deste ano, mas não foi a única. Outras novidades também surgiram durante o evento, como é  o caso do Google Assistant Connect, uma plataforma que tem como objetivo facilitar a implementação do Google Assistant em qualquer dispositivo. A ideia é levar a ferramenta para o maior número de aparelhos.

Para completar, o Google quer dominar o mercado de smartp TVs, com o Google Assistant sendo disponibilizado em TVs da Samsung, Sony, Xiaomi, Philips, Hisense, TCL, Haier, Changhong e JVC.

A companhia também está trabalhando para levar o assistente para acessórios de carro, como Anker Roav Bolt e o JBL Link Driver. Por fim, a empresa revelou que a partir desta semana o Google Assistant estará totalmente integrado ao Google Maps.  

Fonte: Google